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Mini reestiliza o Cooper Countryman
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Mini reestiliza o Cooper Countryman

Alterações e motorização são base para diversas versões do modelo

16 de abr, 2014 · 2 minutos de leitura.

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  Mini reestiliza o Cooper Countryman
Countryman aparece com alterações que serão estendidas a todos os modelos Mini

A Mini renovou o Countryman. O modelo de quatro portas e cinco lugares ficou um pouco mais robusto. O porta-malas aumentou e a capacidade, agora de 350 litros, pode chegar a até 1.170 litros com os bancos rebatidos.

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Parachoques e grade frontal foram levemente modificados e rodas de liga leve são opcionais. Cores diferentes para o exterior fazem parte da novidade, como as metálicas jungle Green, Midnight Grey e Starlight Blue. As cores foram pensadas para fazer o contraste com as faixas no teto características do modelo.

Com motor quatro cilindros em versões a gasolina e a diesel, conta com câmbio manual de seis velocidades ou automático de seis velocidades, como opcional, menos para o Mini One D Countryman. O destaque da montadora ficou para a economia da linha de motores e a consequente diminuição da emissão. O consumo combinado na versão a gasolina ficou, segundo a Mini, em 14,08 km/l em perímetro urbano e 23,08 km/l em estradas.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.