Você está lendo...
Modelos de coleção livres da inspeção
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Modelos de coleção livres da inspeção

Os veículos com placas pretas e alguns outros antigos sem esse diferencial estão liberados pelo legislação paulistana do processo anual de inspeção veicular ambiental. A concessão está registrada na Portaria 129/2010

03 de jul, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Modelos de coleção livres da inspeção

Os veículos com placas pretas e alguns outros antigos sem esse diferencial estão liberados pelo legislação paulistana do processo anual de inspeção veicular ambiental. A concessão está registrada na Portaria 129/2010 da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

De acordo com a norma, além dos modelos de coleção (com placas pretas), ficam isentos da inspeção ambiental os veículos equipados com motor dois tempos (como os DKW), os movidos apenas por gás metano, os híbridos (que combinam propulsor a combustão interna e elétrico), os concebidos unicamente para aplicações militares ou agrícolas e os de competição.

Também contam com o benefício tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação e outras de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para obtenção de Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor (LCVM).

Publicidade


Para os demais modelos, a inspeção ambiental anual nos postos da Controlar, empresa responsável pelo serviço na capital, é obrigatória.

O limite de emissão de gases permitido varia de acordo com o automóvel e ano de fabricação. O índice permitido de monóxido de carbono (CO), por exemplo, é de 6% para carros produzidos até 1979.

Para os modelos fabricados de 2006 em diante, a emissão do gás não pode superar 0,3%, segundo as normas.


Deixe sua opinião