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Modelos duas-portas: para frotistas
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Modelos duas-portas: para frotistas

Versões de duas portas só vendem mais que as de quatro se forem voltadas ao trabalho. No País, a oferta de modelos com as duas opções de carroceria é muito pequena, e acaba se restringindo a automóveis mais simples, de entrada

02 de out, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Modelos duas-portas: para frotistas

VW Gol G4 duas-portas se sustenta pelo uso profissional (Foto: André Lessa/AE)

Michel Escanhola

Prometida para junho, a versão duas-portas do novo Uno está pronta, mas ainda não entrou em produção porque, segundo a Fiat, a demanda pela de quatro portas está acima do previsto e compromete 100% da linha de montagem do modelo. Ou seja, a fabricante priorizou a configuração que interessa mais ao cliente pessoa física, uma vez que, por serem mais em conta, carros de duas portas em geral têm frotistas como público principal.

Apenas nesse universo de consumidores é que os duas-portas vendem mais que os quatro. “São casos em que o preço é o fator mais importante”, explica Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive. “Atualmente, dos modelos nacionais só os de entrada têm versões com carroceria duas-portas, ainda assim em volume pequeno.”

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O gerente de Vendas da Fiat Amazonas, na Vila Guilherme (zona norte), Reinaldo Nerva, afirma que Palio Fire e Mille são os duas-portas mais procurados na loja. “O público desses veículos é formado principalmente por consumidores que estão comprando o primeiro carro zero-km”, diz. Dos modelos nacionais com motor 1.0, os Ford são os únicos que não oferecem as duas opções de carroceria. Ou seja, quem quer um hatch duas-portas da fabricante, por exemplo, encontra apenas o Ka.

Com essa estratégia, a marca evita canibalização (concorrência entre modelos da marca). As vendas do Ka não afetam as do Fiesta, disponível só com quatro portas. É o que afirma a gerente de Vendas da Sonnervig Norte, na Vila Guilherme, zona norte, Monique Fontana. “São públicos diferentes. O primeiro atrai clientes mais jovens, solteiros, enquanto o outro foca o comprador com família, que precisa de um veículo com porta-malas maior.”


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.