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Motorista dá ‘aula’ de como não fazer baliza
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Motorista dá ‘aula’ de como não fazer baliza

Filmada pelo motorista que vinha atrás, manobra levou mais de três minutos pra ser realizada na Austrália

01 de mai, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Motorista dá 'aula' de como não fazer baliza
Motorista fez um giro de 360 graus antes de conseguir acessar a vaga

Há quem acredite que algumas pessoas nascem com dons, que seriam coisas nas quais elas são naturalmente boas. Bem, fazer balizas e acessar vagas de estacionamento certamente não é dom desta motorista na Austrália.

A cena ocorreu no estado de Victoria, onde a mulher atrás do volante da versão hatch do Toyota Corolla sofreu para estacionar em uma vaga de shopping e levou cerca de três minutos para conseguir realizar o ato, o que nesse caso pode ser descrito como uma façanha. A pior parte é que era para entrar em uma vaga perpendicular, que é muito mais fácil que uma paralela.

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Após fazer um giro de 360º tentando entrar de ré, a motorista resolveu desistir e acessar a vaga de frente, o que geralmente é mais fácil. Deve ser por usuários assim que as marcas investem cada vez mais em dispositivos que podem realizar manobras de forma automática.

Bônus: veja galeria com os carros no novo filme de Mad Max, o “Estrada da Fúria”, que estreia dia 15 de maio!


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.