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Nissan Kicks pode ser vendido nos EUA
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Nissan Kicks pode ser vendido nos EUA

Utilitário que chega às ruas do Brasil no final do semestre pode substituir o Juke no mercado norte-americano

21 de jan, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Nissan Kicks pode ser vendido nos EUA
Kicks terá motor 1.6 e câmbio cinco marchas do March no Brasil

A Nissan tem planos ambiciosos para o Kicks, seu novo utilitário-esportivo que foi concebido para o Brasil, mas que pode estar de malas prontas para os Estados Unidos.

Em uma entrevista, o vice-presidente de produto da Nissan, Michael Bunce, afirmou que a companhia está “de olho” no segmento de crossovers compactos, principalmente depois do sucesso da Honda com o HR-V, inclusive nos EUA.

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Se confirmado para o mercado norte-americano, o Kicks poderá ser uma opção mais acessível – mas menos potente – que o Juke, que atualmente é comercializado lá a partir de US$ 20.250 equipado com motor 1.6 turbo de 188 cv.

Bunce não deu indicações se o Kicks seria um substituto ou um complemento ao Juke no país. Se confirmado, o modelo será produzido no México, da mesma fábrica onde sai o sedã Sentra.

A versão final do Kicks deve surgir no final do primeiro semestre, pouco antes das Olimpíadas, que serão no Rio de Janeiro, da qual a Nissan é a principal patrocinadora e onde está a fábrica na qual ele será produzido.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.