A era elétrica está começando no Brasil, e três carros marcam o início desse novo momento. Um deles é o Nissan Leaf, o modelo do segmento mais vendido do mundo, que avaliamos em um pequeno trecho no Autódromo de Interlagos. O carro chega em meados do ano com emissões nulas e zero consumo de combustível.
O circuito incluiu metade da reta de largada, para demonstrar o alto poder de acelerar do hatch médio, e curvas, nas quais sistemas que ajudam a regeneração de energia a atingir eficiência maior. Além de poder ser recarregada por energia proveniente de frenagem e desaceleração, a bateria de íon de lítio do Leaf é recarregável na tomada (e tem capacidade de 40 kwh).
OUTRAS AVALIAÇÕES
Continua depois do anúncioO processo leva 7h30 em uma tomada convencional, de 110V. Ou uma noite inteira, como gosta de definir a Nissan. A bateria representa, também de acordo com a montadora, 50% do preço do carro, que é de R$ 178.400. Mais que o Renault Zoe e faixa semelhante ao do Chevrolet Bolt – os dois outros elétricos que vêm aí em 2019.
A autonomia inicial do carro é de 240 km. Porém, de acordo com Juliano Siegel, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Nissan, pode chegar a 389 km. Essa capacidade extra é alcançada em ciclo urbano, no qual o sistema de regeneração funciona com mais frequência – é um circuito em que se freia e desacelera mais.
Sistemas como o e-Pedal, o botão Eco e a função “Battery” do câmbio também ajudam a aumentar a autonomia. No primeiro caso, é possível acelerar e frear no mesmo pedal, o do acelerador. Quando se tira o pé totalmente desse pedal do Leaf, o carro vai parando gradativamente, até estancar.
A função Eco diminui a entrega de potência, enquanto a Battery aumenta a capacidade de frenagem para obter mais energia por meio de regeneração.
Rodando com o Nissan Leaf
Com 149 cv, o motor elétrico do Leaf é instalado na dianteira – enquanto a bateria ficam na traseira. A “estrela” do conjunto mecânico não é a potência, e sim o alto torque de 32,6 mkgf.
Ele é entregue de maneira imediata, assim que o motorista pisa no pedal do acelerador. Assim, toda a força já está disponível instantaneamente, o que deixa o carro muito rápido na aceleração de 0 a 100 km/h.
De acordo com informações da Nissan, ela é feita em 7,9 segundos. Na reta de Interlagos, a pressão máxima no pedal direito fez o corpo grudar no banco (com bom suporte lateral).
Já a velocidade máxima não empolga – é de 144 km/h. Com 1.500 kg, o Leaf tem relação peso/potência alta. São pouco mais de 10 kg/cv, ante os 8,25 kg/cv de um Golf 1.4 turbo, que também é um hatch médio e tem potência semelhante (150 cv).
Já a dirigibilidade é um destaque. Mesmo com suspensão traseira por eixo de torção e peso muito alto, o Leaf tem bom desempenho em curvas. O centro de gravidade é baixo e a direção tem respostas rápidas e diretas, sem folgas.
Vale destacar a falta de ruído do motor. Nas acelerações, o barulho lembra o de um aspirador de pó.
Detalhes do hatch médio
O Leaf tem 2,7 metros de entre-eixos, equivalentes ao de um sedã médio como o Jetta, por exemplo. Porém, o espaço atrás não impressiona. Duas pessoas têm bom espaço para a cabeça, e acomodação adequada para as pernas.
Porém, o ocupante do meio fica muito mal acomodado, pois o túnel central é extremamente alto.
O Leaf tem bom acabamento, com bancos de couro e detalhes de Alcântara. O couro também está presente no volante multifuncional e nas portas. Nessa parte, aliás, há bastante plástico emborrachado, mas a parte de cima traz material muito duro (que também reveste algumas seções do painel).
O acabamento traz ainda cromados e Black Piano. O Leaf vem ainda com ajustes elétricos para o banco do motorista e central multimídia sensível ao toque. Há muitos porta-copos e boa área para acomodação de objetos nas portas.
O painel traz velocímetro analógico e, nas unidades avaliadas, tem milhas por hora como informação principal. O mostrador de quilômetros por hora tem números na área interior do círculo, bem menores, o que pode confundir o motorista.
A outra parte do painel é toda virtual, e mostra dados como o funcionamento da bateria.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 178.400
Motor – Elétrico
Potência – 141 cv
Torque – 32,6 mkgf
0 a 100 km/h – 7,9 segundos
Velocidade máxima – 144 km/h
Câmbio – Automático, uma marcha
Comprimento – 4,48 metros
Entre-eixos – 2,7 metros
Peso – 1.500 quilos
Porta-malas – 435 litros
FONTE: NISSAN