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Nissan March ganha nova versão de entrada na Europa
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Nissan March ganha nova versão de entrada na Europa

Versão 1.0 de 71 cv não tem previsão de chegada em território nacional

Redação

23 de mai, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Crédito:Nissan

O hatchback Nissan March recebeu, nesta semana, mais um membro para a sua família. Focado no mercado europeu, o novo March possui motor três cilindros 1.0 de 71 cv. A baixa potência, segundo a Nissan, será compensada pela economia de combustível. A montadora japonesa promete uma performance média de 14,1 km/l de gasolina e emissões na faixa dos 103 g de CO² por km rodado. O Nissan 1.0 se junta aos modelos 0.9 de 90 cv e o 1.5 turbodiesel, que possui os mesmos 90 cv.

A nova configuração chega ao mercado do Reino Unido por £ 14.145, equivalente a R$ 60.055. A versão turbodiesel sai por £ 16.445 (R$ 69.820). Após ser apresentado no Salão de Paris, o March renovado pode causar um certo barulho no Brasil.

Com visual arrojado e vasta lista de equipamentos, que podem fisgar a atenção do consumidor nacional, o hatchback se posicionaria na mesma faixa do Ford Fiesta e Peugeot 208 e poderia, inclusive, roubar uma parcela do mercado do Fiat Argo e do Volkswagen Polo. Porém, a Nissan a princípio já descartou a vinda do carro devido ao baixo volume de vendas do mercado brasileiro no momento, o que não justificaria o investimento.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.