No mês de outubro a Renault apresentou, no Brasil, a Niagara Concept. Na ocasião, reservada para a avant-première do SUV compacto Kardian, a picape surgiu, pela primeira vez, como protótipo, com a ideia de se tornar rival de Fiat Toro e companhia. Agora, a Nissan, que pertence ao mesmo grupo da montadora francesa, vai pegar carona e também lançar o seu exemplar. Ficará, portanto, abaixo da Frontier no portfólio da marca. A afirmação foi feita durante um evento, na Índia.
Fabricada em Santa Isabel (Argentina), a picape da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi terá base na plataforma modular CMF-B. Salvo o porte, ainda não se sabe absolutamente nada sobre o modelo. Entretanto, arrisca-se dizer que a Renault Niagara pode ditar as regras quanto ao visual e motorização. Cabe recordar que o conceito mede 4,90 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos. Na motorização, propulsor a combustão auxiliado por uma unidade elétrica de 48V. Acredita-se, contudo, que venha com o novo 1.0 turbo anunciado no Kardian – e a Nissan deverá adotar na nova geração do Kicks.
Em síntese, nada de motor a diesel. Afinal, a lei brasileira determina que esse tipo de combustível só pode rodar em veículos com capacidade de carga igual ou superior a uma tonelada – as novatas terão meia tonelada.
Elétrico acessível
E a picape não foi o único modelo apresentado durante o evento. Em síntese, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou dois compactos elétricos de entrada. Bem como a nova picape, a estrutura compartilhada também é realidade no elétrico pela fabricante japonesa e pela francesa. Seja como for, na apresentação, tanto a Nissan quanto a Renault não falaram sobre as novidades.
Por fim, apenas sabe-se que se trata de um modelo no segmento A. O compacto utilizará a plataforma CMF-AEV – como no Renault Kwid E-Tech. O destino final é a América Latina e a Índia, afirma a empresa.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!