Cada vez mais as montadoras estão empenhadas em fortalecer o mercado de picapes na América Latina. A mais nova fabricante a voltar ao segmento é a Peugeot, que confirmou o lançamento da Landtrek na região para o dia 24 de novembro.
Nesta data, a picape média chegará ao México, seguido pela América Central e alguns países da América do Sul. Posteriormente, o comercial leve chegará ao Brasil, Argentina e Chile, o que deve acontecer em 2021.
Changan Kaicene F70 é a base da picape
A Landtrek surgiu de uma joint-venture com a chinesa Changan. Ele foi baseado na picape Changan Kaicene F70 e foi construído com o propósito de abastecer mercados emergentes latino-americano e africano. Da China, inclusive, sairão as primeiras unidades vendidas sob solo latino.
A Peugeot está aprontando a fábrica de Nordex, em Montevidéu, Uruguai, para receber a picape. Todavia, a planta será responsável por montar o veículo no regime chamado CKD, que consiste em importar a picape totalmente desmontada para ser construída no país.
Motores e trações
A Peugeot equipará a picape com duas opções de motores de quatro cilindros. O primeiro será o 2.4 turbo a gasolina que garante 210 cv e 32,6 mkfg de torque. O câmbio será manual ou automático de seis marchas.
Como de costume, a segunda terá propulsor a diesel: o 1.9 turbo de 150 cv e 35,7 mkfg. Primeiramente, a versão turbodiesel só ofertará câmbio manual de seis velocidades.
Por certo, a off-road terá tração traseira e opção de tração 4×4 com engrenagem de redução e bloqueio diferencial no eixo traseiro.
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Inscreva-seLandtrek no Brasil
O lançamento entrará no segmento de comercias leves que mais cresce no País, o de picapes médias. A fim de oferecer uma ampla gama de versões, a Landtrek já registrou no INPI configurações de cabine simples e cabine dupla.
A cabine simples possui 5,39 metros de comprimento (5,33 metros na versão de cabine dupla), 3,18 m de entre-eixos, 2,22 m de largura com os espelhos retrovisores abertos e 1,83 m de altura. A caçamba tem capacidade de carga de 1,2 tonelada e 1 tonelada no modelo cabine dupla.
Assim que chegar ao Brasil, a picape enfrentará um segmento bastante disputado no mercado. Afinal, ela enfrentará rivais já sólidos no País. Como por exemplo Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Chevrolet S10.
Ainda assim, a grande maioria das versões turbodiesel das concorrentes brasileiras atingem potência superior aos 200 cv e adotam câmbio automático.