Mesmo que a Toyota não acredite na eletrificação da frota mundial de veículos num curto prazo, algumas ações da marca já apontam para esse futuro livre de emissões. A japonesa já afirmou que é improvável ter uma gama 100% elétrica antes de 2050. Entretanto, há grande possibilidade de a próxima Hilux (cujas projeções você vê nesta página) ter motorização diesel híbrida. É o que diz o site japonês Best Car.
Renovada no fim de 2020 no Brasil, a picape já vem sendo trabalhada para a próxima geração – prevista para 2024. De acordo com a publicação, a ideia da Toyota é expandir o número de veículos híbridos na próxima década, pegando como base motores a diesel.
Neste caso, trata-se de eletrificação dos motores a combustão. Tanto o 2.5 diesel quanto o 3.5 V6 podem trabalhar em conjunto com um propulsor elétrico. Os híbridos seriam, nesse ínterim, aptos a equipar picapes e utilitários. Cabe ressaltar que a marca japonesa já deixou claro que quer uma versão híbrida para cada um de seus veículos.
Land Cruiser Prado deve furar a fila
Entretanto, um dos primeiros a usar a combinação seria a nova geração do Land Cruiser Prado, prevista para 2023. Sua configuração 2.5 diesel híbrida chegaria, também, em 2024.
A partir daí, Hilux e SW4 poderão dar o ar da graça dotados da nova aplicação. Há possibilidade dessa versão híbrida equipar a dupla, algo, contudo, já comentado pelos executivos da marca. A produção argentina inclusive não está descartada.
Especula-se, ainda, que essa eletrificação possa se estender à linha Flex. Isso, em síntese, ajudaria na eficiência energética, reduzindo emissões e, consequentemente, a poluição do meio ambiente.
Ganho de potência e torque também não estão descartados, assim como tração integral mais sofisticada. Trocando em miúdos, a Toyota pode optar pela instalação do motor elétrico no eixo traseiro, gerando a mesma solução 4×4 de modelos como o Jeep Compass 4xe, por exemplo, que chega em breve ao mercado.