Um dos próximos passos entre os lançamentos da Stellantis para a Jeep é a próxima geração do SUV médio Compass. Segundo a revista britânica AutoExpress, sua apresentação oficial pode ocorrer ainda este ano, possivelmente no último semestre, já que os trabalhos acerca do modelo já estão bem adiantados, por exemplo.
Para o Compass, são esperados uma nova plataforma, novo design e até uma versão 100% elétrica, por exemplo. A fim de continuar forte no mercado dos médios, sem se deixar intimidar pela concorrência asiática, a renovação do Compass é estratégica, bem como também é o primeiro grande lançamento da marca após Antonio Filosa assumir o comando da marca.
Novo Jeep Compass terá plataforma STLA Medium
A primeira grande mudança do Compass, contudo, começa na plataforma. O modelo adotará a base STLA Medium, recém-desenvolvida e já disposta em modelos como Opel Greenland e Peugeot 3008, por exemplo. A unidade também suportará conjuntos híbridos, elétricos ou tradicionais, sendo destinada a modelos médios do grupo.
Assim, espera-se que o SUV cresça de tamanho, mas ainda não se sabe o quanto. A nova base, feita para ser modular e desenvolvida para modelos médios, comporta comprimentos que variam entre 4,3 e 4,9 metros, bem como entre-eixos entre 2,7 a 2,9 metros, para modelos das classes C e D.
Contudo, a plataforma permite arquitetura elétrica de 400 volts, e suporta dois motores elétricos, com potências entre 220 cv e 390 cv, dando uma pista sobre como será a versão elétrica do SUV. Outro destaque é a capacidade de carregamento: 20% a 80% em 27 minutos, acomodando baterias de 98 kWh, com autonomia de 500 km a 700 km.
Feito para ter alcance global, o novo Jeep Compass também terá versões a diesel e gasolina em alguns mercados, incluindo o brasileiro. Visualmente, a publicação britânica aposta em um visual mais quadrado e parrudo, que dê a sensação de robustez. Por dentro, mais conectividade e novas telas, bem como pacote de assistências e diferentes materiais na interna.
Por fim, como dito anteriormente, sua apresentação oficial acontece ainda em 2024, provavelmente no final do ano, nos mercados norte-americano e europeu. No Brasil, o modelo certamente será produzido na planta da Stellantis em Goiana (PE), mas ainda não há data para o início dos trabalhos. Sua produção faz parte dos recentes investimentos feitos pela Stellantis no País, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!