A Peugeot deu início aos testes da nova geração do 5008 na Europa. O SUV tem lançamento previsto para os próximos meses e estreia nas ruas ainda no 1º semestre de 2024. O modelo, no entanto, continuará com gêmeo do 3008. Afinal, desde sempre, ambos se distinguem pela traseira – que é maior no 5008, por conta da adição da terceira fila de bancos.
Para se ter ideia, o 3008 deve mudar em breve e ganhar linhas mais arredondadas e aquele teto traseiro com caída acentuada, como no irmão 408. Bem ao estilo SUV-cupê. Já o 5008 seguirá mais tradicionalista. Pelo que se nota no flagra, publicado pelo site Motor1, o SUV grande continuará com formato mais quadradão. A ideia, a princípio, é oferecer espaço interno extra.
Sobre medidas, a marca ainda não detalha números. Mas, como manda a tendência, pode ser que o veículo fique maior que a geração atual – ainda vendida em mercados como o francês, por exemplo. As fotos, ao menos, denotam um espaço entre-eixos mais esticado.
Visual
Embora não dê para analisar os detalhes (devido a forte camuflagem), o SUV terá – como o irmão 3008 – capô dianteiro mais reto, faróis posicionados mais acima (na comparação com os atuais), bem como grades superior e inferior mais avantajadas. As lanternas, também como no novo 3008, não ficam coladas no vidro traseiro, como atualmente. Agora, se o 5008 também terá conjunto formado por uma peça só, fica impossível concluir.
O Peugeot 5008, por fim, também guarda segredo sobre o que esconde debaixo do capô. Aposta-se em um propulsor a diesel com 1,5 ou 2,0 litros. Pode também ser híbrido-plug in ou elétrico. Afinal, a Peugeot já afirmou que o 3008 inaugurará a nova plataforma STLA e, em sua terceira geração, dará origem a um modelo emissão zero. Portanto, o natural é que o 5008 herde tais soluções. Até outros modelos da Stellantis serão contemplados pelo novo conjunto mecânico, como o novo Jeep Compass, por exemplo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!