Após uma década sem renovação, o Range Rover ressurgiu das cinzas com sua quinta geração. O SUV, que foi apresentado esta semana em um evento exclusivo na Inglaterra, apareceu com a promessa de tecnologia de ponta, desempenho e muito luxo. Ou seja, tudo o que um cliente do SUV de topo da marca inglesa estava esperando.
No lançamento, além dos modelos a combustão, o SUV inglês foi apresentado com uma versão híbrida e outra híbrida plug-in. No entanto, também temos a confirmação que o modelo virá totalmente elétrico em 2024. Além disso, o veículo terá duas opções: as convencionais e a SV (Special Vehicles), que tem um acabamento exclusivo.
”O novo Range Rover é uma manifestação excelente de nossa visão de criar os veículos de luxo mais desejados do mundo, para os clientes mais exigentes. Ele escreve o próximo capítulo na história única de inovação pioneira que tem sido uma marca registrada da Range Rover por mais de 50 anos”, celebrou o CEO da Jaguar Land Rover, Thierry Bolloré.
Design moderno
A marca revelou a próxima geração do utilitário com a ideia de um visual limpo, luxuoso e moderno. Por isso, o estilo não é muito inovador, apesar de trazer uma proposta futurista em alguns detalhes.
Segundo as palavras do Chefe de Criação da montadora, Gerry McGovern, o novo modelo possui três linhas que definem o carro como um todo. Sendo assim, o SUV ganhou proporções quadradas e tem comprimento próximo de 5,02 e 5,25 m. Já na altura, ele tem uma média de 2,95 m.
Na dianteira, a grade ganhou um novo acabamento em comparação às versões anteriores. Ela ainda se conecta aos faróis, que ficaram mais finos e ganharam luzes de LED. Inclusive, a parte inferior da dianteira é um dos detalhes que mudam da versão convencional para a SV. Contudo, a maior mudança foi na traseira. Nela, as lanternas fazem parte de um nicho preto que envolve a silhueta do modelo e incorpora as luzes. Dessa maneira, elas só podem ser vistas quando estão acesas.
Opção de 7 lugares
A Land Rover ainda resolveu entrar para a tendência do momento que são os SUVs de 7 lugares. Nessa versão do SUV, o entre-eixos pode aumentar em até 20 cm e os bancos se encaixam nas fileiras. Mas, o novo Range Rover também está disponível com 4 e 5 assentos.
Caminho para a eletrificação
Em comemoração aos 51 anos, a montadora aposta no novo Range Rover como o começo da sua eletrificação, apesar de ter versões a gasolina e diesel. A nova geração foi feita em uma plataforma chamada MLA-Flex, que consegue comportar diferentes propulsores, bem como fazer a transição de motores a combustão para os elétricos.
Começando pelos motores a gasolina, o SUV grande de luxo comporta um V8 com 530 cavalos de potência, 76,4 mkgf de torque e 4,4 litros com turboalimentação. Outra opção é o motor turbo 3.0 de 400 cv e 56,1 mkgf de torque. Já na versão a diesel, os motores vão ser de 300 e 350 cv, com 66 kgfm e 71,1 mkgf respectivamente.
Nas opções híbridas, o desempenho da motorização é bem similar. Na comum, o motor é de 6 cilindros e entrega 395 cv, ligado a um sistema de 48V. Já a híbrida plug-in vem com um 6 cilindros de 3 litros, que entrega 434 cv.
Lista de tecnologias
Em questões de tecnologia, o novo Range Rover 2022 vem com uma vasta lista. A central multimídia, por exemplo, é Pivi Pro com tela de 13,1 polegadas. Além disso, há ar-condicionado de 4 zonas e, na versão de topo, duas telas de 11,4 polegadas nos encostos dos bancos, dando visibilidade para os passageiros na parte traseira.
Ainda na lista, fazem parte da nova geração um sistema de estacionamento automático, teto solar panorâmico, sistema de som Meridian Signature, câmera de visão noturna, eixo traseiro esterçante, entre outros. Por fim, vale dizer que a característica off-road foi mantida, com o auxílio dos programas eletrônicos do sistema de tração.
Estreia no Brasil?
No Reino Unido, as vendas da nova geração do SUV já começam no primeiro semestre de 2022. E, para quem se interessar, os valores partem de £ 94.400. Ou seja, cerca de R$ 723 mil na conversão direta. De acordo com a marca, a previsão de lançamento do modelo aqui no Brasil também ficou para ano que vem, mas, por enquanto, sem previsão de preços.