A Spin já não é mais a única a figurar no segmento de minivans com sete lugares. Recentemente, ganhou a companhia do Citroën C3 Aircross. Mas a GM quer mais. Assim como na marca francesa, o objetivo consiste em mirar nos SUVs compactos e fazer do número maior de assentos um destaque extra. E o modelo da Chevrolet vai mudar em breve. A partir do ano que vem, chega com importantes atualizações. Os preços e a data de lançamento ainda são mantidos em sigilo.
O facelift da Spin deve acontecer já no primeiro trimestre de 2024 (justamente quando chega o C3 Aircross de sete lugares). Vai seguir a cartilha da picape Montana. Desse modo, terá grade em formato de colmeia dividida por barra. Ademais, tem luzes DRL contornando o capô e faróis principais na parte de baixo. A iluminação será totalmente feita por LEDs – ao menos nas versões mais caras. As luzes de neblina ficam no para-choque dianteiro.
Atrás, as lanternas devem mudar a disposição das luzes, mas o formato deve se manter igual. Inclusive, continua invadindo a tampa do porta-malas, como foi possível notar no flagra feito pelo Jornal do Carro em setembro. Nas laterais, não deve haver mudanças, exceto no desenho das rodas, que terão diferentes opções conforme a versão. Contudo, os vincos e o formato das janelas não terá atualizações.
Painel agora é digital
Por dentro, bancos e volante (que deve acrescentar ajuste de profundidade) vêm da picape Montana. O painel, contudo, passará por total reformulação. Assim, contará com uma moldura que integra quadro de instrumentos e central multimídia.
Ademais, as forrações das portas são totalmente novas e exibem um estilo mais moderno. Terá couro nos apoios de braço das portas. Mudam, também, as saídas de ar e o posicionamento do porta-luvas que, agora, fica mais para baixo.
Mecânica
Mesmo em época de eletrificação, a Chevrolet manterá intacta a motorização da Spin. Portanto, continuará em cena o motor a combustão 1.8 flex capaz de gerar até 111 cv de potência e 17,7 mkgf de torque. A oferta de câmbio automático ou manual de 6 marchas vai permanecer.
Cabe lembrar que, por conta das especificações ordenadas pelo Proconve L7, nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, a mecânica da minivan recebeu atualização em 2021. Assim, já obedece aos atuais limites de emissões de gases poluentes.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!