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Nova Mitsubishi L200 ganha nota máxima de segurança no teste de colisão
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Nova Mitsubishi L200 ganha nota máxima de segurança no teste de colisão

Picape média da Mitsubishi, L200 é aprovada nos testes de segurança na Austrália, mas ainda apresenta pontos que podem ser melhorados

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

15 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Mitsubishi L200 recebe nota máxima em testes de colisão na Austrália
Crédito:ANCAP/Divulgação

No final do ano passado, a nova Mitsubishi L200 Triton, que está a caminho do Brasil, foi avaliada em testes de segurança, realizados pela ASEAN NCAP, e agora também pela ANCAP, desta vez da Austrália. Novamente, a picape mostrou bom resultado, e conseguiu 5 estrelas, a pontuação máxima.

O modelo tornou-se o primeiro com cabine dupla a receber essa pontuação, já obedecendo aos parâmetros de teste estabelecidos para 2023–2025. Segundo os dados apresentados, a picape mostrou alto nível de proteção para o motorista, passageiro adulto na dianteira e ocupantes infantis.



Mitsubishi L200 se sai bem, mas pode melhorar

ANCAP/Divulgação
ANCAP/Divulgação

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Além disso, conseguiu pontuação máxima em quesitos como passageiro do banco dianteiro, motorista nos impactos frontal e lateral oblíquo e também nos manequins infantis, no impacto lateral e frontal. Entretanto, a picape poderia proteger melhor as regiões do peito e da parte superior das pernas dos passageiros traseiros, por exemplo. Para essas regiões, a seguridade foi considerada fraca, com risco para lesão abdominal.

ANCAP/Divulgação
ANCAP/Divulgação

Contudo, outro ponto negativo da picape foi a assistência de segurança. Mesmo com um sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB), o recurso não se mostrou muito eficiente contra colisões frontais, por exemplo. Segundo o relatório, “A L200 Triton atendeu aos requisitos do protocolo ANCAP em alerta de fadiga e distração, mas implementação deste sistema poderia ser melhorada”.


Picape média virá ao Brasil em breve

Mitsubishi/Divulgação
Mitsubishi/Divulgação

Seja como for, em algum momento no futuro, a L200 Triton virá ao Brasil, inclusive com produção nacional. Renovada, a picape cresceu em suas dimensões, com 5,36 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e entre-eixos de 3,13 metros. Isso se traduz em mais 13 cm de entre-eixos em relação à antiga, bem como mais 8 cm de comprimento, 9 cm de largura e 2 cm de altura.

Para mover a picape média, o conjunto oferecido é o motor Turbodiesel de 2.4 litros, com três configurações: 149 cv e 33,6 mkgf; 183 cv e 43,8 mkgf; ou 204 cv e 47,9 mkgf. Além disso, junto de um câmbio automático de seis velocidades, e tração integral Super Select 4WD. 


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.