No final do ano passado, a novaMitsubishi L200 Triton, que está a caminho do Brasil, foi avaliada em testes de segurança, realizados pela ASEAN NCAP, e agora também pela ANCAP, desta vez da Austrália. Novamente, a picape mostrou bom resultado, e conseguiu 5 estrelas, a pontuação máxima.
O modelo tornou-se o primeiro com cabine dupla a receber essa pontuação, já obedecendo aos parâmetros de teste estabelecidos para 2023–2025. Segundo os dados apresentados, a picape mostrou alto nível de proteção para o motorista, passageiro adulto na dianteira e ocupantes infantis.
Leia Mais
Mitsubishi L200 se sai bem, mas pode melhorar
Continua depois do anúncioAlém disso, conseguiu pontuação máxima em quesitos como passageiro do banco dianteiro, motorista nos impactos frontal e lateral oblíquo e também nos manequins infantis, no impacto lateral e frontal. Entretanto, a picape poderia proteger melhor as regiões do peito e da parte superior das pernas dos passageiros traseiros, por exemplo. Para essas regiões, a seguridade foi considerada fraca, com risco para lesão abdominal.
Contudo, outro ponto negativo da picape foi a assistência de segurança. Mesmo com um sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB), o recurso não se mostrou muito eficiente contra colisões frontais, por exemplo. Segundo o relatório, “A L200 Triton atendeu aos requisitos do protocolo ANCAP em alerta de fadiga e distração, mas implementação deste sistema poderia ser melhorada”.
Picape média virá ao Brasil em breve
Seja como for, em algum momento no futuro, a L200 Triton virá ao Brasil, inclusive com produção nacional. Renovada, a picape cresceu em suas dimensões, com 5,36 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e entre-eixos de 3,13 metros. Isso se traduz em mais 13 cm de entre-eixos em relação à antiga, bem como mais 8 cm de comprimento, 9 cm de largura e 2 cm de altura.
Para mover a picape média, o conjunto oferecido é o motor Turbodiesel de 2.4 litros, com três configurações: 149 cv e 33,6 mkgf; 183 cv e 43,8 mkgf; ou 204 cv e 47,9 mkgf. Além disso, junto de um câmbio automático de seis velocidades, e tração integral Super Select 4WD.
O Jornal do Carro também está no Instagram!
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!