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Nova Montana parte de R$ 31.990
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Nova Montana parte de R$ 31.990

A nova picapinha, que divide a plataforma com o Agile (a anterior usava a base do Corsa), começa a chegar às autorizadas Chevrolet em outubro com tabela a partir de R$ 31.990 na versão LS. A opção Sport, de topo, partirá de R$ 44.040. O utilitário tem...

26 de set, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 Nova Montana parte de R$ 31.990
FOTOS: GM/DIVULGAÇÃO

Segundo modelo do Projeto Viva – o primeiro é o Agile – a nova picape Chevrolet Montana começa a ser vendida em outubro a partir de R$ 31.990 na versão LS. Na opção Sport, de topo, sua tabela é de R$ 44.040. A picape tem apenas com 1.4 de até 102 cv e 13,5 mkgf. Não há mais a oferta do 1,8 litro, que anteriormente equipava a versão mais sofisticada da picape feita em São Caetano do Sul (SP).

De série a novidade traz para-choques pintados da cor da carroceria, protetor de caçamba e rodas de aço de 14 polegadas. Na versão Sport há freios ABS, air bag duplo, computador de bordo, luzes de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15.

O interior é bem semelhante ao do Agile, incluindo o painel, quadro de instrumentos e demais botões. Há 25 porta-objetos na cabine, entre os quais um embaixo do banco do motorista.

O destaque é o tamanho da caçamba, a maior da categoria, segundo a GM. São 1.100 litros de volume – ou 1.180 litros sem o protetor de caçamba. A capacidade de carga é de 758 kg (antes eram 730 kg). É mais do que as principais concorrentes. A Ford Courier leva 700 kg, a Fiat Strada, 705 kg e a VW Saveiro, 715 kg. A Peugeot Hoggar é a que chega mais perto, com 742 kg.

A nova Montana também está maior que a anterior. São 4,51 metros de comprimento (9 cm a mais), 1,70 metro de largura (mais 6 cm) e 1,58 metro de altura (13 extras). A cabine tem capacidade para 164 litros de bagagem atrás dos bancos.

Comparado ao do Agile, o câmbio da picapinha teve as relações da 1ª e da 5ª marchas alteradas. A primeira está mais curta e a última foi alongada.

De acordo a fabricante, a nova Montana atinge velocidade máxima de 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos. Os dados são com etanol no tanque.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.