Quase um ano depois de encerrar a produção no Brasil, a Ford está prestes a cumprir mais uma de suas promessas para o mercado local: o lançamento da Maverick. Destinadas a ações de pré-lançamento, as primeiras unidades da nova picape chegaram nesta semana ao País. A porta de entrada do modelo – na versão topo de linha Lariat FX4 – é o Porto de Vitória (ES).
Com lançamento programado para 2022, a Ford Maverick chega importada do México, onde é feita na fábrica de Hermosillo, para disputar o segmento dominado pela Fiat Toro. Para se ter ideia, a picape da marca italiana vendeu 6.852 unidades, de acordo com a Fenabrave. Para se ter ideia, sua única rival direta, a Renault Oroch, não passou dos 517 emplacamentos.
Motorização
No México, onde foi lançada com preço-base equivalente a R$ 170 mil, a Maverick tem motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 mkgf de torque. Outra opção é a mecânica híbrida, composta por um 2.5 Duratec a gasolina de ciclo Atkinson (164 cv e 21,4 mkgf de torque) aliado a um motor elétrico de 128 cv e 23,9 mkgf. De acordo com a Ford, a potência combinada chega a 193 cv, com autonomia de 800 km e consumo médio urbano de 17 km/l.
Mais números e conteúdo
Ainda em números, o modelo feito sobre a base do Bronco Sport, tem chassi em monobloco e caçamba com capacidade volumétrica de 942 litros. São, no enatnto, 680 kg de capacidade de carga. Nesse sentido, suas medidas ficam em: 5,07 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura. O seu entre-eixos, por fim, mede 3,07 m.
Em relação ao conteúdo de série, a Ford Maverick vem com tela central de 8″ e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, tem assistente de partida em rampa, alerta de colisão com frenagem automática, câmera de ré, faróis de LED e rodas de liga leve com 17″ ou 18″. Painel de instrumentos digital, ar-condicionado automático bi-zone, teto solar elétrico e tração integral, no entanto, estão no pacote.
Versão exclusiva no Brasil
Ao contrário da configuração mexicana, local onde a marca disponibiliza as versões XLT e Lariat, a Ford afirma que a Maverick brasileira terá a configuração Lariat FX4. Nesse sentido, uma versão com características exclusivas para o mercado brasileiro. As especificações técnicas, entretanto, serão divulgadas apenas em data próxima ao lançamento.
Sucesso nos EUA
Nos Estados Unidos, onde foi lançada recentemente, a Maverick, em síntese, somou mais de 100 mil pedidos de reserva durante sua pré-venda. As entregas, por fim, começaram a acontecer no fim de setembro.
Esse sucesso se deve, todavia, ao design bem acertado, que segue a linha das irmãs F-150 e Ranger. Esta última, contudo, ainda segue em processo de desenvolvimento.
Tamanho compacto e lista de tecnologia também são foco da Maverick para conquistar clientes “que nunca pensaram em ter uma picape”, diz o comunicado da Ford. “A Maverick é um produto que vai surpreender tanto quem já é fã como quem nunca dirigiu uma picape”, diz Daniel Sinzato, gerente de marketing de produto da fabricante.
Por enquanto, só via importação independente
Conforme noticiado pelo Jornal do Carro, a picape já está disponível no Brasil pelas mãos da Direct Imports. A importação independente na loja de luxo paulistana não sai por menos de R$ 369.900. O modelo em questão trata-se da versão topo de linha – híbrida, configuração Lariat.
Até o momento, não se tem ideia dos valores que serão praticados pela Ford quando a Maverick for lançada oficialmente. No entanto, mesmo com a ausência de 35% de taxa de importação – conforme acordo de livre comércio entre Brasil e México – a picape não deve custar menos de R$ 200 mil. A Toro Volcano – o modelo mais caro do catálogo – sai por R$ 197.990.