Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26/09/2022 - 4 minutos de leitura.

Nova plataforma para elétricos da BMW vai aposentar modelos atuais

Com lançamento da sua nova plataforma de carros elétricos em 2025, BMW vai eliminar todos os modelos atuais a combustão e lançar só elétricos

Blog afirma que iX4 será feito sobre a nova plataforma Neue Klasse Crédito: BMW/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A migração para os carros puramente elétricos vai acabar com alguns modelos atuais. No caso da BMW, por exemplo, o X4 não deverá ganhar nova geração. Ele será substituído pelo SUV elétrico iX4 nos próximos anos. É o que afirma o BMW Blog, baseado no fórum Bimmerpost, que costuma fazer previsões sobre o futuro da marca bávara.

De acordo com a publicação, os planos de eletrificação da BMW estão avançando. Em 2025, por exemplo, a fabricante adotará a plataforma Neue Klasse EV-first, o que alteraria drasticamente sua gama de produtos. Desse modo, um modelo que pode cair em desuso é, justamente, o BMW X4, que seria descontinuado ao fim da atual geração.

BMW/Divulgação
Continua depois do anúncio

As especulações apontam que não justificaria o investimento em uma nova geração para o X4 Sports Activity Coupe, visto que o retorno financeiro do SUV cupê movido a combustão não compensa. Há quem diga que o projeto G46 – nome provisório da próxima geração – pode ter sido cancelado. Mas o próprio BMW Blog enfatiza que isso é algo “não confirmado”.

Planos

De acordo com o blog, “a plataforma Neue Klasse chega em 2025 para servir de base a um veículo do segmento sedã e um SUV”. Para eles, o NA5 iX3 é provavelmente esse SUV, seguido, um ano depois (2026), pelo NA7 – iX4. Ou seja, os protótipos devem começar a circular por aí a partir de 2024.


Leia Mais


Como todos os modelos baseados na Neue Klasse, o iX4 usará baterias Gen6. Essa bateria, que pertence à sexta geração, oferecerá benefícios como o peso 20% menor, autonomia 30% maior e velocidade de recarga também 30% superior. Além disso, a ideia consiste em reduzir os custos de produção em 50% em comparação com as células usadas hoje em dia. Por fim, a promessa é ter 60% menos emissões de CO2 no processo de fabricação.


Com o aumento significativo nas velocidades de carregamento, espera-se que os novos modelos suportem potência máxima de carregamento de 270 kW. A bateria terá mais níquel, mas menos cobalto e virá em duas alturas diferentes, a depender da aplicação. No quesito longevidade, a BMW diz que as novas baterias Gen6 ainda manterão mais de 80% de seu desempenho mesmo após 10 anos de uso. Ou seja, a Tesla que se cuide.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

Segredos

Caoa Chery Tiggo 7 terá versão híbrida plug-in como a do Tiggo 8

Notícias

Omoda E5 elétrico é registrado no Brasil e estreia no 2º semestre

Notícias

Kia EV6 muda de visual por fora e por dentro

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

VER TODAS AS OFERTAS