Você está lendo...
Nova Volkswagen Kombi elétrica tem versão final revelada em teaser
Lançamentos

Nova Volkswagen Kombi elétrica tem versão final revelada em teaser

Ainda sem informações de preço e lançamento, nova Kombi elétrica da Volkswagen tem visual disruptivo e moderno; modelo é previsto para final de 2022

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

05 de nov, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

volkswagen kombi elétrica
Modelo inspirado na Kombi pode chegar ao mercado com até 300 cv de potência
Crédito:Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen está investindo pesado na sua gama de elétricos. Nessa semana, a marca alemã surgiu com novidades com o lançamento do ID.5 e ID.5 GTX, que serão SUVs cupês elétricos. Contudo, durante o evento, a marca aproveitou para revelar o desenho final da ID.Buzz, a tão aguardada nova geração elétrica da Kombi.

Com uma leve camuflagem na carroceria, o modelo surgiu mostrando faróis com linhas em LED. Além disso, a revelação trouxe um destaque para o novo para-choque, que tem vazados em formato de losangos, bem parecido com uma colmeia. Inclusive, as rodas também surgiram com um design exclusivo. Portanto, esse parece ser o visual que a VW vai entregar.

Mas mesmo mudando a aparência em relação ao conceito, o utilitário, que apareceu no IAA 2021, em Munique, já tem protótipos circulando em vias públicas. Assim, com base no cronograma da montadora, o modelo pode chegar ao mercado entre o final de 2022 e começo de 2023, mas sem confirmações.  

Publicidade


Divulgação/Volkswagen

Diferentes configurações

De acordo com a montadora, a nova geração inspirada na Kombi terá três variantes disponíveis. Primeiramente, terá versões tanto para o transporte de passageiros quanto para o uso comercial, com configuração para carregamentos de carga.

Em seguida, terá uma opção inédita que está prevista apenas para 2025. Nessa, a ID.Buzz aparece com uma condução autônoma. As informações são de que essa opção já está em produção nas duas fábricas da marca, em Hannover, na Alemanha, e Chattanooga, nos EUA.




Motor e tecnologia de ponta

Ainda não há detalhes de como será o motor da nova Kombi, bem como mais informações sobre preços e datas. Contudo, ao que parece, a van deverá ter configurações de tração traseira e integral. Além disso, a potência pode ser de cerca de 170 a 300 cv, dependendo da versão.

Segundo informações da montadora, a Kombi autônoma da Volkswagen pode ser uma realidade a partir de 2025, por meio da versão mais completa do software e do hardware da Argo, uma empresa de tecnologia. As atualizações, ainda, trazem uma série de equipamentos com inteligência artificial, incluindo câmeras que estarão presentes por todo o veículo.

Mas, além da tecnologia elétrica e autônoma, outros componentes dos novos protótipos também condizem com o conceito sustentável. Os bancos, por exemplo, são feitos em materiais sustentáveis, bem como os tapetes, painéis de portas e painel frontal, que utilizam bases recicláveis.


Novos ID.5 e ID.5 GTX

Divulgação/Volkswagen

Após o lançamento do ID.3 o ID.4, novos integrantes chegaram para compor a família dos elétricos da Volkswagen. Estamos falando do ID.5 e o ID5. GTX, que são uma espécie de SUVs cupê elétricos da marca.

De acordo com a montadora, o modelo, que chegará no mercado em 2022, terá três opções de motorização. O ID.5, por exemplo, vai contar com um motor elétrico na parte traseira, que vai oferecer cerca de 174cv. Por outro lado, o ID.5 Pro Performance vai entregar 204 cv com um motor no mesmo lugar.


Por fim, a versão topo de linha ID.5 GTX, vai ter como diferencial a tração integral, com dois motores funcionando no eixo traseiro e dianteiro. Combinados, vão oferecer 229 cv de potência. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos e tem velocidade média de 180 km/h.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião