Igor Macário, de Chapada dos Guimarães (MT)

19/11/2019 - 6 minutos de leitura.

Novo Q3 mostra evolução do modelo mais importante da Audi no Brasil

Segunda geração do Q3 tem motor 1.4 turbo de 150 cv e parte de R$ 179.990

AUDI Q3 Crédito: AUDI/DIVULGAÇÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A segunda geração do Q3 vem para chacoalhar novamente o segmento de SUVs compactos de luxo no Brasil. O Q3 chega em três versões: Prestige, a R$ 179.990; Prestige Plus, por R$ 189.990; e Black, a R$ 209.990. Sua missão é concorrer com BMW X1, Volvo XC40 e Mercedes-Benz GLA.

A marca diz estudar a produção nacional do modelo, mas não informa quando isso pode ocorrer. Por enquanto, o novo Q3 virá ao Brasil apenas com motor 1.4 turbo de 150 cv a gasolina e tração dianteira. O propulsor é o mesmo já usado no Q3 antigo e no VW Tiguan, mas deixou de ser flexível no Audi.

Isso ocorre porque o modelo vem da Hungria. O modelo anterior era produzido em São José dos Pinhais (PR). Em outros mercados, o Q3 também pode receber um 2.0 turbo de 220 cv e tração integral.

Continua depois do anúncio

AUDI/DIVULGAÇÃO

A evolução do Q3 é notável com o carro em movimento. Embora a geração anterior estivesse longe de ser um carro ruim, já mostrava claros sinais da idade e o modelo carecia de renovação. A plataforma MQB deu ao SUV mais leveza e solidez ao rodar. O motorista se senta ligeiramente mais baixo do que no Q3 antigo, o que também deixou o SUV com mais jeitão de automóvel ao volante.


As unidades testadas no Mato Grosso ainda tinham a especificação para o mercado alemão. O motor era 1.5 turbo, e o câmbio, automatizado de sete marchas e dupla embreagem. No entanto, a marca informa que o desempenho será o mesmo, já que 1.4 e 1.5 rendem a mesma potência.

O SUV é ágil, embora o modelo tenha apresentado um leve atraso nas respostas. O Q3 leva algumas frações de segundo para de fato “acordar”. Mas, passado o hiato, o 1.5 rende bem. Chama atenção como o propulsor praticamente não se faz notar com o carro em movimento. Independentemente da rotação de trabalho, a cabine se mantém em silêncio. Não “sobra” motor, mas os 150 cv são suficientes para levar a nova geração sem sufoco.


AUDI/DIVULGAÇÃO

Leia Mais


Dinâmica e equipamentos

Nas curvas, o Q3 se sai bem. A suspensão tem acerto mais firme e segura bem o SUV numa sequência de curvas. O senão é que as versões com rodas maiores terão rodar ligeiramente mais áspero. Em pisos ruins, o modelo tem bom comportamento, mas não espere um off-road nato. Inicialmente, nenhuma versão vendida no País terá tração integral e os pneus de asfalto não irão levar o Q3 tão longe numa trilha.

Ainda assim, o SUV tem um modo específico para fora de estrada, deixando as respostas ao acelerador mais ríspidas e desativando o ESP. O Q3 sacoleja um pouco, mas vai dar conta da entrada do sítio sem problemas.

A nova cabine é mais espaçosa, com destaque para o acabamento. O alto do painel é coberto de material macio ao toque, bem como as portas. Os bancos podem ser cobertos de couro com a parte central de Alcantara e há ajustes elétricos para o do motorista. Há bom espaço, a não ser quando o veículo estiver com cinco ocupantes.


A central multimídia também é nova, semelhante à usada nos modelos maiores da marca. Tem navegador GPS e conexões para Android Auto e Carplay, e é simples de usar, com as funções dispostas em ícones também inspirados nos smartphones.

O painel virtual com tela de 10,25 polegadas permite algumas configurações. Como em outros Audi, o display pode mostrar o mapa do GPS em tamanho grande, bem como informações do computador de bordo ou sistema de som. A operação pelos botões no volante é igual a de outros modelos da marca.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA AUDI


AUDI/DIVULGAÇÃO

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS