Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

11/08/2023 - 7 minutos de leitura.

Novo Audi Q8 e-tron chega com autonomia de até 594 km; veja os preços

SUVs elétricos da linha Audi Q8 e-tron chegam ao Brasil renovados, com 408 cv de potência, autonomia 30% maior e com programa de assinatura

Audi Q8 e-tron SUV e Sportback fazem parte da nova geração de elétricos da marca Crédito: Rodrigo Tavares/Jornal do Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Depois de estrear na Europa, o SUV elétrico Audi Q8 e-tron – e a versão cupê Sportback – desembarcam no Brasil. A apresentação aconteceu em evento na Casacor, no Rio de Janeiro. Cinco anos após o lançamento, o novo e-tron vem “puxar a fila” de SUVs eletrificados da marca. Por isso, exibe a nova linguagem visual e tecnológica nesta primeira atualização desde 2019.

Em relação ao antigo modelo, o Q8 e-tron traz mudanças no desenho como principal novidade. Na dianteira, por exemplo, exibe novo para-choque integrado à grade. Esta, segundo a marca, tem função ativa e abre as aletas para auxiliar no resfriamento do conjunto elétrico. Ainda na dianteira, é possível ver o novo logotipo da Audi, agora bidimensional e fosco, e não mais em alto-relevo e cromado.


Leia Mais


A principal diferença entre as versões Sportback e SUV: o caimento do teto, e o porta-malas menor no cupê (Rodrigo Tavares/Jornal do Carro)
Continua depois do anúncio

O modelo recebeu implementos aerodinâmicos na parte da frente, como elementos no para-choque que melhoram o fluxo de ar para reduzir a resistência ao ar. Além disso, há melhora na dirigibilidade. Na traseira, também há um novo para-choque, que agora conta com um difusor com acabamento em preto brilhante.

Audi Q8 e-tron com 30% a mais de autonomia

O Q8 e-tron agora tem uma nova bateria de célula química, com 20% a mais de capacidade. Dessa forma, sobe de 95 kWh para 114 kWh. Além disso, a capacidade de carregamento subiu 20 kWh e alcança 170 kWh. Isso permite ao SUV recarregar a até 80% da bateria em 31 minutos, por exemplo. O SUV alcança até 332 km (Inmetro) ou 571 km (ciclo WLTP). Já a versão Sportback roda 342 km ou 594 km, na mesma ordem. Segundo a Audi, são 30% a mais de autonomia.

O SUV traz dois motores elétricos que geram 408 cv de potência e 67,7 mkgf de torque máximo, com o auxílio da tração integral quattro. O Audi Q8 e-tron vai de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, com máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente). O modelo tem ainda sistema de suspensão a ar, que ajusta a altura em relação ao solo.


Q8 e-tron tem câmeras no lugar dos retrovisores

Destaque para o painel, com três telas digitais, e console com monitores touchscreen (Rodrigo Tavares/Jornal do Carro)

Por dentro, o modelo recebeu melhor isolamento acústico e materiais mais nobres no acabamento. Ambas as versões contam com volante e apoios de braço cobertos com couro. Mas, na Performance Black, as costuras são em cinza, e na Launch Edition, são vermelhas, mesma cor dos cintos. Há também detalhes em fibra de carbono, com assinatura Audi Sport.

Entre os itens de série, há controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência, câmera de visão 360° com sistema Parking Assist Plus, faróis Matrix LED com setas dinâmicas e o Audi Side Assist, com monitor de ponto cego, de tráfego cruzado e de saída. Este último recurso identifica a aproximação de outros veículos e ciclistas nas laterais. Assim, atrasa a abertura das portas para evitar acidentes. Por fim, como opcional, o Q8 e-tron oferece câmeras de alta resolução no lugar dos retrovisores laterais, com imagens reproduzidas em pequenas telas nas portas.


Mensalidade de R$ 15 mil no Audi Signature

Plano Audi Signature, de 36 meses, começa em R$ 15 mil (Audi/Divulgação)

Tanto a versão SUV quanto a Sportback estão disponíveis nos pacotes Performance Black e Launch Edition, que tem como opcionais os faróis digitais Matrix LED, com projeções e animações (R$ 25.000) e os retrovisores virtuais (R$ 15.000). Já a capacidade de carga AC (ultrarrápida) de 22 kW é opcional na Performance Black.

O Q8 Sportback e-tron mede 4,91 metros de comprimento, 2,18 m de largura, 1,61 m de altura e 2,92 m de entre-eixos. O porta-malas é de 528 litros, menor que na versão SUV, com volume de 569 litros. Além disso, o modelo tradicional mede 1,63 metro de altura e é maior que o SUV-cupê, bem como é ligeiramente mais pesada, com 2.720 kg (5 kg a mais que o Q8 e-tron Sportback). Há ainda o porta-malas dianteiro, que tem 60 litros nas duas carrocerias.


Os preços para o Audi Q8 e-tron são de R$ 669.990 (Performance Black) e de R$ 681.990 (Launch Edition). Já o Q8 e-tron Sportback tem tabela de R$ 699.990 e de R$ 711.990, respectivamente. Por fim, o SUV elétrico de luxo está disponível por assinatura no programa Audi Signature. Dessa forma, o plano de 36 meses tem mensalidade de R$ 15.050.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Fiat Strada Ultra Turbo 200: como é a nova versão da picape mais vendida do Brasil


Notícias relacionadas

Notícias

Nissan March voltará elétrico sobre a base do Renault 5

Notícias

Ricaços não querem supercarros elétricos, e sim ‘experiência analógica’

Notícias

Ford Ecosport voltará em 2025 para disputar com Renault Duster

Notícias

Porsche desenvolve primeiro 911 híbrido da história

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

R$ 179.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$ 129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

VER TODAS AS OFERTAS