A Audi prepara um SUV ainda maior que os atuais Q7 e Q8 para brigar na categoria de BMW X7 e Mercedes-Benz GLS. Flagrado pela primeira vez em testes pelo site Autoevolution, o Q9 tem previsão de estreia para 2025. O modelo será feito na Bratislava (Eslováquia), assim como seus “irmãos”.
O Q9 será parte da lista de 20 novidades anunciadas pela Audi no ano passado, que chegarão ao mercado até 2026. Depois dessa data, todos os modelos da marca serão exclusivamente elétricos. Ou seja, isso significa que o SUV grandalhão será um dos últimos carros da alemã com motor a combustão.
O que se sabe do novo SUV da Audi
Da mesma forma que Q7 e Q8, o Q9 terá sob o capô versões equipadas com motor V6 ou V8. Ao menos uma configuração híbrida plug-in também fará parte do catálogo, por exemplo. O conjunto deverá unir o 3.0 V6 a um propulsor elétrico com pacote de baterias de 17,3 kWh, entregando aproximadamente 450 cv e 71,3 mkgf.
Mas como os rivais X7 e GLS usam motores V8 biturbo, as chances são grandes do Q9 receber um “coração” similar. Dessa forma, uma das opções seria o V8 feito em parceria com a Porsche, que equipa as versões esportivas do Q8. No SQ8, são 507 cv de potência, enquanto no RS Q8, o conjunto rende quase 600 cv.
Mesmo bastante camuflado, é possível ver as grandes janelas laterais traseiras, indicando que o carro terá uma terceira fileira de bancos. Na dianteira, há faróis divididos e uma enorme grade, típica dos atuais carros da Audi. Por fim, a linha do teto é totalmente reta para oferecer amplo espaço para a cabeça de todos os ocupantes.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!