O Tan, primeiro modelo da BYD que estreou no mercado brasileiro em 2022, está prestes a mudar. Depois de passar por atualizações na China, em setembro do ano passado, o modelo desembarca por aqui ainda neste mês. De acordo com apuração da Autoesporte, o SUV elétrico para sete passageiros será apresentado aos concessionários em 22 de abril e estará disponível para venda logo em seguida.
Além do visual atualizado, que lembra o do “irmão” Yuan Plus, o Tan – chamado Tang em outros mercados – deve receber uma nova bateria com 108,8 kWh, contra 86,4 kWh do modelo anterior. Desse modo, a autonomia deve aumentar dos atuais 309 km, conforme as medições do Inmetro, para cerca de 400 km (já que são 526 km no ciclo WLTP). Contudo, ainda não virá com a segunda geração das baterias Blade, que deverá chegar aos carros da marca somente em agosto.
Outras mudanças no BYD Tan
Há outras mudanças presentes no SUV renovado. Um exemplo é o novo sistema de suspensão, que deve receber amortecedores adaptativos. Outra novidade será o aumento na potência de recarga. São 11 kW em corrente alternada (AC) e 170 kW em corrente contínua (DC). Ou seja, vai recarregar mais rápido, recuperando a carga de 20% para 80% em apenas meia hora.
Por dentro, o veículo terá novos revestimentos, mas manterá o painel de instrumentos digital de 12,3″, multimídia com tela giratória da central multimídia de 15,6″. O sistema, entretanto, passará a se conectar a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já a tecnologia VL2, que permite usar o carro como um gerador em caso de queda de energia, não está confirmado para o Brasil. O recurso está disponível nos carros da China e da Europa.
Já o trem de força vai permanecer o mesmo. O Tan traz dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de entregar até 517 cv de potência e 69,3 mkgf de torque. A tração é integral sob demanda. Com esse conjunto, acelera até os 100 km/h em 4,6 segundos e chega a uma velocidade máxima de 180 km/h. Atualmente o preço é de R$ 529.890, mas é possível que o valor aumente com a chegada do modelo renovado.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!