A BYD vai lançar em breve uma nova versão do SUV elétrico Tan no Brasil. O modelo de topo de linha da marca chinesa passou por reestilização recente em sua terra natal, e ganhou mais tecnologias. No exterior, o carro é chamado de Tang. Pois o novo Tan já está em solo brasileiro, e apareceu pela primeira vez na última semana, em um evento da BYD em São Paulo. Assim, revelou algumas das novidades que receberá no País.
O novo BYD Tan reestilizado estreou primeiro na China e, posteriormente, surgiu na Europa durante o Salão de Genebra, na Suíça. Agora, o veículo está no Brasil com o visual atualizado que lembra o Yuan Plus, atual SUV elétrico de entrada da marca.
O que sabemos sobre o novo BYD Tan 2024
O SUV de sete lugares tem 4,8 metros de comprimento, 1,95 m de largura e 1,75 m de altura. Por fora, da grade frontal remodelada e do para-choques com formato mais aerodinâmico, traz faróis e lanternas com nova iluminação (mais moderna) de LEDs.
De série, o SUV tem vasto revestimento de couro, com partes de camurça e alavanca do câmbio com iluminação. Além disso, traz quadro de instrumentos digital de 12,3″, multimídia com tela giratória de 15,6″ e o sistema DiLink 4.0 com conectividade 5G.
Já a bateria do Tan passou de 86,4 kWh para 108,8 kWh. Assim, fornece autonomia para até 526 km com a carga completa no ciclo global WLTP. Por fim, o SUV tem mais potência de recarga – são 11 kW em AC (corrente alternada) e 190 kW em DC (corrente contínua). Ou seja, vai recarregar mais rápido. Já o motor elétrico gera 517 cv de potência e 71,3 kgfm de torque máximo, com aceleração de 0 a 100 km/h em rápidos 4,9 segundos. A tração é integral.
BYD produzirá carros no Brasil ainda em 2024
Tal como o Jornal do Carro antecipou, a montadora chinesa ampliou o investimento no País para R$ 5,5 bilhões. Com isso, a BYD se prepara para ligar sua fábrica na Bahia, antes do previsto. Com um incremento de 83% no valor comunicado de início, o plano é acelerar o início de produção de carros em Camaçari ainda neste ano de 2024, algo antes descartado. A unidade, que era a Ford, está fechada desde janeiro de 2021.
Com o investimento, esta deve se tornar a maior fábrica da montadora fora da China. A previsão para iniciar a produção de veículos está prevista para o final deste ano e o início de 2025, com capacidade para cerca de 150 mil carros por ano. Entre os veículos cotados para fabricação no Brasil estão Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus.
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