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Novo Duster tem versão barata com rodas de aço e sem rádio
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Novo Duster tem versão barata com rodas de aço e sem rádio

Na Europa, SUV é vendido na configuração de entrada Essential, que custa pouco mais de R$ 104 mil; mas Dacia Duster é bem equipado

Vagner Aquino, especial para o Estadão

23 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Duster
Modelo abusa do plático preto por todos os lados
Crédito:Dacia/Divulgação

O que agora é impensável, já foi bastante comum em carros da década de 2000 para trás. Rodas de aço, tampão no lugar do som e ausência de detalhes cromados pela carroceria, por exemplo, eram características completamente normais, mas, agora, viraram notícia. Isso porque o novo Dacia Duster é exatamente assim, espartano.



A versão de entrada do SUV, batizada como Essential, está à venda na Europa. Em Portugal, por exemplo, custa 19.150 euros (pouco mais de R$ 104 mil, na conversão direta). Nela, entretanto, ao contrário das versões mais caras – Expression, Extreme e Journey – , o Dacia Duster de base abusa das peças em plástico preto espalhadas pela carroceria. Nem retrovisores e maçanetas escaparam. E também nada de luzes de neblina. Os faróis, entretanto, são iguais. E têm iluminação por LEDs. As rodas, aliás, vêm na cor preta. E não dá para colocar opcionais na versão de entrada.

Duster
Dacia Duster (Dacia/Divulgação)

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Se por fora, o modelo tem suas particularidades, por dentro, tem mais. Central multimídia, nem pensar. No lugar, tem um suporte para smartphones. Mas, de cara, parece um tampão. Assim como no Ford Ka dos anos 2010, dá para colocar o próprio celular no local e fazer de tela de entretenimento. No quadro de instrumentos, apenas os tradicionais mostradores analógicos, como todos éramos acostumados há alguns anos. Baixar ou suspender os vidros, só na manivela.

Dacia Duster (Dacia/Divulgação)

Motor e itens de segurança

O modelo conta com motor 1.0 turbo, de 100 cv e partida remota. Mas se engana quem pensa que a tecnologia se limita ao motor. Embora não venha com mimos, a Dacia caprichou na lista de equipamentos de segurança. Entre os itens, tem até assistência de manutenção de faixa. Controlador de velocidade, frenagem de emergência, reconhecimento de placas de sinalização e sensor de ré estão na lista. Acendimento automático dos faróis, sensor de pressão dos pneus, assistência de partida em rampas, bem como controle de estabilidade e 6 airbags são oferecidos de série pela Dacia.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.