O novo Chevrolet Equinox 2022 já está no Brasil. O SUV, que faz parte dos quatro lançamentos prometidos pela GM para 2021, chega entre o fim de deste mês e o início de 2022 na versão RS. Mas embora tenha visual esportivo, o carro feito no México não traz novidades mecânicas. Assim, mantém o conhecido motor 1.5 de quatro cilindros com turbo e injeção direta de gasolina. Bem como o câmbio automático de seis velocidades. O preço deve ser superior ao do modelo atual, que parte de R$ 212 mil.
O novo Equinox RS 2022 faz parte, portanto, dos quatro lançamentos prometidos pela Chevrolet para 2021. Os outros são o novo Bolt e as versões Z71 da picape S10 e RS do Cruze. Aliás, o SUV importado do México foi flagrado em junho deste ano pelo leitor Andrés López. O carro, repleto de adesivos para disfarçar suas formas, foi fotografado em um kartódromo na região metropolitana da capital paulista.
Neste ano, a categoria de SUVs médios ganhou personagens importantes. Nesse sentido, chegaram o renovado Jeep Compass 2022, além dos inéditos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Por isso, a atualização feita no Chevrolet Equinox será vital para o SUV. Assim, faz todo sentido a GM apostar no estilo mais arrojado da versão RS.
Novo Chevrolet Equinox tem rivais de peso
Entretanto, é importante lembrar que, em 2020, o Equinox perdeu o motor 2.0 turbo de 262 cv e 37 mkgf. O 4-cilindros a gasolina era um dos mais potentes da categoria. Assim, o SUV mexicano é oferecido no Brasil apenas na versão Premier com o motor 1.5 turbo. A potência é de 172 cv e o torque é de 27,8 mkgf, de acordo com a GM.
Seja como for, o novo Chevrolet Equinox tem fôlego para encarar os rivais Compass T270 com motor 1.3 turbo flexível de até 185 cv e 27,5 mkgf com etanol. Bem como o Taos 250 TSI, com seu 1.4 TSI turbo flexível de 150 cv e 25,5 mkgf. O Jeep e o VW também têm câmbio automático de seis marchas. Porém, o Chevrolet é o único com tração integral (AWD).
Na cabine, o Equinox 2022 terá sistema multimídia renovado, com internet e Wi-Fi a bordo. Assim como espelhamento sem fio para celulares com as plataformas Android Auto e Apple Carplay. Dessa forma, o pacote de itens de série será tecnológico e competitivo.
Ampla lista de equipamentos
De série, o SUV feito do México tem seis airbags – duplos frontais, laterais e do tipo cortina -, além de faróis full LEDs com faixo alto inteligente. Há ainda sistema de áudio premium da Bose e multimídia MyLink com tela de 8 polegadas e GPS integrado. Outra destaque é o OnStar, serviço de concierge que permite dar comandos no veículo pelo smartphone.
O SUV tem alertas de risco de colisão frontal, com detecção de pedestres, de ponto cego e de movimentação na traseira. Também tem assistente de manobras em estacionamento e de saída involuntária de faixa de rolagem. Bem como com frenagem automática de emergência e indicador de distância do veículo à frente.
Na versão RS, o Equinox deverá ter um pacote mais recheado que o da Premier. Atualmente, o SUV vem com ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, partida do motor por botão e bancos revestidos de couro, além de teto solar panorâmico, entre outros itens.