Há alguns dias, publicamos no Jornal do Carro que a Chevrolet preparava o lançamento de um novo hatch de entrada no México. Na ocasião, havia apenas um teaser com o carro camuflado e sem nome. O que sabíamos é que o modelo seria o mais barato da Chevrolet no país e gêmeo de outro modelo, o chinês SAIC/Wuling 310C. Pois a General Motors enfim anunciou o novo Aveo, mesmo batismo do antigo modelo de entrada da marca no país.
O novo Aveo, portanto, continua como o carro mais barato da Chevrolet oferecido no México. Na geração que se despede, tinha preço na faixa dos R$ 70 mil, enquanto o Onix começa em R$ 80 mil e está disponível apenas na versão sedã (valores na conversão direta). Por enquanto, o novo Aveo só estará disponível na versão hatch, com produção feita na China. Uma versão sedã está prevista, mas sem data de estreia definida.
Novo Aveo com detalhe de Agile?
Embora não tenha divulgado muitas informações, a Chevrolet antecipou alguns itens de série do hatch na versão LT. O destaque fica com a oferta de seis airbags, além de sensores de obstáculos traseiros e até freios a disco nas quatro rodas. Por enquanto, as imagens divulgadas mostram apenas o novo Aveo por fora. Assim, detalhes do interior permanecem desconhecidos.
Aliás, o novo Aveo não esconde a ascendência chinesa no visual. Chama atenção o balanço dianteiro pronunciado, característica comum a outros modelos feitos no país asiático. A dianteira exibe faróis com canhão projetor e luzes diurnas de LEDs. O formato retangular, contudo, tem aspecto mais simples que os do Onix, por exemplo. Nas laterais, um vinco bem marcado percorre toda linha de cintura, mas sem grandes ousadias.
No entanto, a coluna C reserva um recurso visto por aqui no antigo Agile. Trata-se de um aplique plástico que conecta os vidros laterais ao vigia, e cria a sensação de teto flutuante. A bem da verdade, o recurso ficou mais interessante no Aveo que no hatch vendido no Brasil entre 2009 e 2014. Na traseira, o novo compacto exibe linhas horizontais, com lanternas que invadem a tampa do porta-malas, semelhantes aos do Honda City. O para-choques, por sua vez, é ousado, com uma peça plástica preta que imita um extrator de ar.
Um detalhe que também ficou para 2023 é a mecânica. A Chevrolet não divulgou por enquanto qual motor vai empregar no modelo. A expectativa, porém, é pelo 1.5 a gasolina de quatro cilindros e 110 cv, já disponível no Groove, o SUV de entrada da Chevrolet no México – também à venda na China. Além do país norte-americano, outros vizinhos devem recebê-lo, como Bolívia e Colômbia, por exemplo. Contudo, sua vinda ao Brasil é pouco provável.