O saudosismo do brasileiro não admite o fim de um ciclo. É tanto que, vira e mexe, tem gente fantasiando o retorno de algo que já fez sucesso como forma de alimentar a nostalgia. No mundo dos carros, por exemplo, o retorno da dupla Gol e Uno sempre fica em evidência a fim de mexer com o imaginário do público. Mas a Volkswagen, por exemplo, já descartou a hipótese. Entretanto, a Fiat pode, sim, ter um “revival“. Afinal, registros de um novo hatch compacto foram publicados na Itália, e podem resultar em um novo modelo no Brasil. Será, enfim, o novo Uno?
De acordo com o site italiano AlVolante.it, trata-se do novo Fiat Panda (equivalente ao Uno por lá), que chegará ao mercado até 2026. Com base no novo Citroën e-C3 (à venda na Europa), o novato terá componentes compartilhados, como, por exemplo, maçanetas das portas, retrovisores e para-brisa.
As patentes mostram uma dianteira fechada e, tal como no conceito Centoventi, o logotipo da Fiat é formado por cinco barras inclinadas – uma homenagem ao escudo da marca nos anos 1980 e 1990. Além disso, as barras nas bases das portas seguem este padrão.
Vale lembrar que o primeiro Uno tinha faróis pequenos e lanternas quadradas. Ou seja, é possível ver conexão com o futuro hatch. Mas com novos elementos, como a linha de cintura ascendente que deixa a traseira alta. Sob o capô, o modelo deverá trazer o conjunto elétrico do e-C3. Este desenvolve 113 cv com uma bateria de 44 kWh. Além disso, o novo hatch terá opções híbridas e a gasolina – esta com motor 1.2 turbo de 101 cv da antiga PSA Peugeot Citroën.
Nas dimensões, o modelo tem aproximadamente 4 metros de comprimento, e, por dentro, tem saídas de ar que vão de um lado ao outro do painel. Há também um multimídia e porta-objetos espalhados pela cabine. Espera-se que o novo hatch tenha preço inicial abaixo de 25 mil euros (pouco mais de R$ 133 mil na conversão direta e sem taxas).
Estreia em julho
O site italiano apurou que o novo compacto terá produção na Sérvia. E que o lançamento na Europa será em 2024. Mais precisamente, no dia 11 de julho. O hatch também está cotado para chegar à América do Sul. Contudo, isso deve ocorrer um pouco mais adiante e com produção local, em uma das fábricas do grupo Stellantis no País – provavelmente em Betim (MG).
Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o modelo deverá ser o primeiro Fiat feito sobre a base modular CMP, de Citroën C3 e Peugeot 208. Por aqui, o lançamento deve ficar para 2025 ou 2026. Além disso, como o nome Panda nunca foi utilizado no Brasil, há quem aposte no retorno do Uno. Mas, como o atual Argo no fim do ciclo, a Fiat pode lançar o novo modelo como a nova geração do compacto. Portanto, resta aguardar.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!