Você está lendo...
Segredo: novo Citroën C3 pode dar origem à nova geração do Fiat Uno
Notícias

Segredo: novo Citroën C3 pode dar origem à nova geração do Fiat Uno

Criação do novo Fiat Panda italiano com base no Citroën C3 abre caminho para a volta do Uno ao Brasil; conceito Centoventi antecipa o visual

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26 de set, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Uno
Nova geração do hatch pode renascer sobre a plataforma CMP
Crédito:Fiat/Divulgação

Logo após dar nossa primeira volta no novo Citroën C3, contamos aqui no Jornal do Carro que o hatch da marca francesa era um sucessor – dentro do grupo Stellantis – para o Fiat Uno. O popular modelo de entrada da marca italiana saiu de linha em 2021, após 37 anos de mercado brasileiro. Na gama atual, o Mobi é o seu substituto. Entretanto, o subcompacto é menor, sobretudo no comprimento – tem 3,56 metros enquanto o Uno tinha 3,82 m.



Pois agora surge a notícia de que uma nova geração do Panda, o primo italiano do Uno, está em gestação sobre a base do novo C3. É o que diz o site espanhol Foro Coches Eléctricos. Como sabemos, a PSA Peugeot Citroën e a FCA Fiat Chrysler Automobiles fazem parte do mesmo grupo. Assim, o compartilhamento de peças vai reduzir custos.

Uno
Fiat/Divulgação

Publicidade


Justamente por isso, a nova geração do hatch da Citroën chega com uma força da Fiat, já que o novo C3 é equipado com o motor 1.0 Firefly flex de três cilindros e seis válvulas, e o câmbio manual de cinco marchas da marca italiana. O conjunto, inclusive, é o mesmo que equipava o finado Uno. Portanto, é factível – e até um tanto esperado – que a nova geração do hatch de entrada da Fiat renasça sobre a plataforma CMP das francesas da PSA.

Novo Citroën C3
Citroën/Divulgação

Elétrico e a combustão

Com a mesma base do elétrico Jeep Avenger, o C3 europeu (ë-C3) será aprimorado interna e externamente, bem como adotará conjunto elétrico. Afinal, vale lembrar que, no Velho Continente os modelos 0-km a combustão estão com os dias contados.


Ainda assim, o novo Fiat Panda surgirá por lá para pegar a clientela que quer (ou precisa) pagar mais barato por um carro. Desse modo, além de opções elétricas de 82 cv com bateria de 40 kWh, e de 109 cv com bateria de 50 kWh, poderá usar o motor 1.2 PureTech a gasolina.

Fiat Centoventi
Fiat/Divulgação

Visualmente, a ideia é que a Fiat lance um Panda baseado no conceito Centoventi (fotos destaque e acima), de 2019. Assim como o Cinquecento, o Centoventi tem estilo retrô e nasce como homenagem à primeira geração do Panda, da década de 1980.


Embora o C3 tenha visual diferente e bem francês, o formato mais quadrado e vertical poderá facilmente servir ao novo Panda. Assim, pode ser que, de fato, a Stellantis queira relançar o Uno no futuro. Afinal, além de a receita estar pronta, o Mobi não agradou tanto a clientela brasileira.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião