Além do novo Creta, a Hyundai também apresentou os novos Tucson e Elantra, estrelas do estande da marca no último Salão de São Paulo. A nova geração do utilitário esportivo parte de R$ 138.900 e traz um novo motor 1.6 turbo de 177 cv como um de seus principais atrativos, além do visual renovado e mais equipamentos. O modelo chega às concessionárias da marca ainda este mês.
Junto ao motor inédito no Brasil, o modelo tem câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O novo Tucson é montado na fábrica da marca em Anápolis (GO) junto com as gerações anteriores do modelo, ix35 e o primeiro Tucson, ainda em produção na fábrica goiana.
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A terceira geração do utilitário é bem equipada, com itens importantes como ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, bancos dianteiros com ajustes elétricos e teto solar em todas as versões. As mais caras incorporam sensores de ponto cego e abertura elétrica do porta-malas.
Em movimento, o Tucson agrada bastante. O 1.6 turbo tem muita força em baixas rotações e o câmbio de dupla embreagem ajuda muito. As retomadas são bem satisfatórias e o Tucson é muito agradável de dirigir.
O utilitário também tem boas reações ao volante, balançando pouco em curvas e passando segurança ao motorista. Em pisos ruins, há algumas batidas secas, como ao passar por lombadas, mas não é algo que chega a incomodar.
O acabamento é bom, com couro macio no volante e comandos leves, mas ainda há muitas partes em plástico rígido que depõem contra a cabine do modelo. Mesmo assim, os bancos são confortáveis e o interior é silencioso, formando um ambiente agradável a bordo do modelo.
Elantra. Com preço inicial de R$ 84.990, o Elantra mudou pouco. As diferenças se concentram no visual externo, que tem novos faróis e grade dianteiras, e lanternas com LEDs atrás, que dão um ar mais atual ao modelo. Ele já está nas lojas da marca desde novembro.
Sem mudanças no propulsor, o sedã tem comportamento dócil. Ele até ganhou um sistema com três modos de condução, Eco, Normal e Sport, que alteram ligeiramente as respostas do modelo. No Eco, o Elantra fica quase lento, para forçar mais economia de combustível, enquanto o Sport deixa o carro sensivelmente mais “acordado”.
O câmbio automático de seis marchas ajuda a “amaciar” o comportamento do Elantra em ritmos mais comedidos, mas não hesita em reduzir marchas quando o motorista pisa mais fundo no acelerador. O sedã não chega a mostrar muita esportividade, mas tem respostas boas quando mais exigido, ainda que, nessas situações, torne-se um tanto barulhento.
A suspensão também consegue um bom meio termo entre firmeza em curvas e conforto ao passar por irregularidades na pista, sendo também mais silenciosa que o modelo anterior.
Veja abaixo todos os preços de Tucson e Elantra 2017:
Elantra base: R$ 84.990
Elantra Special Edition: R$ 103.990
Elantra top: R$ 114.990
New Tucson GL: R$ 138.900
New Tucson GLS: R$ 147.900
New Tucson top: R$ 159.600