Colocar um motor 2.0 quatro cilindros e um sistema híbrido-leve de 48V em um esportivo conhecido por seu motor V8 Biturbo pode parecer loucura, mas pode fazer sentido. É o caso do novo Mercedes-AMG GT 43 Coupé, cuja motorização pode torcer o nariz dos fãs puristas do modelo. Entretanto, o argumento do novo motor está nos números: 422 cv de potência e 51 mkgf de torque.
O conjunto emprestado do AMG A 45 S conta com a transmissão AMG Speedshift MCT de dupla embreagem e 9 marchas, bem como a tração traseira. Entretanto, diferente do hot hatch, seu torque já está disponível entre 3.250 rpm e 5.000 rpm, enquanto o hatch precisa ir até as rotações mais altas.
Dependendo da situação, o conjunto não conta apenas com um impulso adicional de 14 cv, vindo do gerador de partida acionado por correia. Um turbocompressor elétrico também auxilia na tarefa, composto por um pequenino motor elétrico, de cerca de 4 cm de largura, colocado entre a roda da turbina no lado do escapamento, e a roda do compressor no lado do ar fresco.
Esse motor elétrico aciona o eixo do turbocompressor, acelerando a roda do compressor antes mesmo do ar do escape assumir a tarefa, por exemplo. Além disso, junto da transmissão automatizada de nove velocidades, o modelo pesa 200 kg a menos que a versão V8, melhorando a agilidade do esportivo.
Cinco modos de condução estão disponíveis no Mercedes-AMG GT 43
Opcionalmente, é possível adquirir amortecimento ajustável adaptativo, onde uma central eletrônica analisa a força aplicada no amortecimento e a distribui nas rodas, em apenas milissegundos. Cinco modos de condução, incluindo um específico para condução em pista, estão disponíveis no pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS, por exemplo.
Para frear tamanha potência, de série há freios a disco ventilados e perfurados internamente, medindo 390 x 36 mm com pinças fixas de seis pistões no eixo dianteiro. Enquanto pinças flutuantes de um pistão de 360 x 26 mm vão no eixo traseiro. Opcionalmente, é possível pedir por direção ativa no eixo traseiro.
Em matéria de preços, eles ainda não foram divulgados. Esperar-se-ia que custasse até metade do valor das versões V8 (por terem metade dos cilindros), mas é provável que isso não aconteça. O modelo deverá custar entre 110 mil a 130 mil euros, o que em reais equivale a R$ 599.889 e R$ 708.960, respectivamente, em conversão direta.
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