Nícolas Borges
Enquanto a próxima geração do Palio não chega (o lançamento deverá ser no ano que vem), a Fiat fez a última grande mudança no carro, trocando, para a linha 2011, o motor 1.8 8V da GM pelo 1.6 16V de fabricação própria. O resultado final foi positivo e deixou o hatch compacto bem mais agradável de guiar.
A novidade custa R$ 38.630, preço sugerido para a versão Essence (de topo), com câmbio manual. Com a transmissão automatizada Dualogic, o valor vai a R$ 40.730. A versão avaliada foi a com a caixa convencional. Batizado de E.torQ, o novo propulsor rende 117 cv (com álcool), 3 cv a mais que o antigo 1.8 8V. Já o torque, de 16,8 mkgf, é menor que os 18,5 mkgf do propulsor substituído.
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Na prática, essas diferenças se traduzem em desempenho parecido com o oferecido pelo 1.8. A vantagem é fazer o que o outro fazia com mais silêncio e menos vibrações. O torque inferior não chega a ser um problema, pois o carro é leve (1.032 kg) e ao redor de 2.000 rpm já existe bastante força disponível. No mais, o hatch continua igual. O câmbio mantém seus engates apenas razoáveis e a suspensão não perdeu a maciez, às vezes excessiva. Esteticamente, também não houve alterações.
Como a configuração é de topo, a lista de itens de série deveria ser melhor. Há computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, travas e vidros dianteiros elétricos e volante regulável em altura, entre outros. Mas o conforto quase obrigatório do ar-condicionado custa R$ 4.701, pois está no pacote Attractive, que inclui rodas de liga leve e saias laterais da cor da carroceria.
Agradecimento: Fiat Amazonas, tel. 2711-6000