Nesta semana, a Stellantis anunciou investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul. O ciclo vai de 2025 até 2030, período em que a marca focará em produtos e projetos voltados à sustentabilidade, como carros eletrificados com fabricação local, por exemplo. Um deles, inclusive, é o Peugeot 2008, que passará a ser produzido em El Palomar, na Argentina, ainda neste ano ao lado do irmão menor 208.
O SUV baseado na plataforma CMP chega nos próximos meses, provavelmente, ainda no primeiro semestre de 2024. Seja como for, o novo 2008 já roda em testes no Brasil. Terá visual renovado, novo logotipo da Peugeot e mais equipamentos de segurança.
Ainda não há divulgação oficial sobre qual motor o grupo utilizará no novato, mas espera-se o 1.0 turbo (T200, como no 208, Fastback e companhia) com 130 cv e 20,4 mkgf de torque atrelado ao câmbio CVT que simula sete marchas. Desse modo, com o 2008 antigo fora de linha, a planta de Porto Real (RJ) fica apenas com a produção da Citroën. O próximo a dar as caras por lá, aliás, é o SUV-cupê Basalt.
O investimento
Dos R$ 32 bilhões anunciados, R$ 30 bi fica para o Brasil. Destes, R$ 13 bi têm como destino a planta de Goiana (PE). A ideia da Stellantis é ampliar seu parque industrial e também a cadeia de fornecedores e, ainda, produzir localmente componentes para carros híbridos e elétricos.
Na Argentina
Já os R$ 2 bilhões restantes do investimento total serão aplicados na Argentina. Justamente, para a fabricação do novo Peugeot 2008. “O Next Level representa um novo ciclo virtuoso, que iniciamos na região após o anúncio de nossos investimentos recordes. Vamos consolidar a liderança e expandir os negócios, com o lançamento de novos produtos, investimentos direcionados para todos os Polos Automotivos da Stellantis na região, a aquisição de novas empresas, entre outras ações previstas em cada um dos pilares estratégicos”, promete Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!