Para alcançar seus objetivos, alguns acreditam em uma força maior, outros, em capacidade, tem ainda quem creia na sorte, e por aí vai. O fato é que, nem sempre, quem reúne todos os atributos necessários para chegar no topo, consegue. Afinal, ao contrário do que diz o ditado, querer não é poder. Exemplo forte disso no mundo dos automóveis é o 208. O modelo, principalmente nessa nova geração, agradou público e crítica. É bonito, equipado, tem bom preço, mas, não vende bem. Agora, porém, o hatch acaba de ganhar facelift e, quem sabe, a Peugeot consiga reverter essa história.
Antes de falar das mudanças, vale justificar a frase “não vende bem”. O modelo da marca francesa, emplacou no mês passado, exatas 1.914 unidades no mercado brasileiro. Desse modo, o hatch da Peugeot ficou com o nono lugar da categoria no Brasil. Enquanto isso, para se ter ideia, o Volkswagen Polo – o automóvel mais vendido do mercado nacional – conseguiu 14.274 emplacamentos. Em preços, a gama do 208 vai de R$ 91.990 a 116.490. Já o Polo, custa entre R$ 94.290 e R$ 155.990, sem contar as espartanas versões Robust e Track, de R$ 90.590.
Agora, com facelift, o 208 ainda não tem preços definidos pela Peugeot, mas a marca garante que não abusará dos valores. Pelo jeito, a marca deve seguir as boas condições do 2008 (lançado no mês passado) e vir com promoção. Mas, isso, só saberemos na sexta-feira (13).
O que mudou no 208?
Basicamente, as mudanças do 208 se resumem à estética, reposicionamento de versões e ofertas nas listas de equipamentos. Começando pelo visual, o destaque vai para a grade dianteira, que segue o modelo apresentado na Europa em 2023 e tem novos detalhes na cor da carroceria (à exemplo do 2008). A peça, aliás, abriga o novo logotipo da Peugeot.
Diferenças, também, nas “garras do leão”. Agora, os três filetes de LEDs migraram dos (novos) faróis para o para-choque. As lanternas traseiras, de LEDs, tem filetes na horizontal – antes, na vertical. E tem nova grafia para a inscrição “208”. As rodas vão de 15″ a 17″ com acabamento diamantado e detalhes em preto brilhante. Retrovisores e maçanetas não têm mais plástico injetável em nenhuma versão.
Ademais, o modelo feito na fábrica de El Palomar, na Argentina, na plataforma CMP (Common Modular Platform) desde 2020, conta com quatro versões de acabamento. São elas: Active, Style, Allure e GT, que vem de “Gran Turismo”. A ideia da marca é que a configuração topo de linha fique com a maior fatia do mix, cerca de 40% das vendas totais.
Cabe recordar que até o momento, a gama do 208 é a seguinte: Like e Style (com motor 1.0 Firefly) e Allure, Style e Griffe, com o Turbo 200. Portanto, a Peugeot explica que a versão Like deixa de existir para, desse modo, acompanhar a nomenclatura mundial.
Equipamentos
A configuração GT tem, a princípio, na lista de equipamentos, além de faróis automáticos e com iluminação full LEDs, acionamento automático das luzes, câmera traseira, bem como sistemas ADAS – alerta de colisão, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e detector de fadiga. Tem tela de 10″ com integração Apple CarPlay e Android Auto e um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones.
O quadro de instrumentos digital, no entanto, pode vir em 2D ou 3D, dependendo da versão de acabamento. O volante (ajustável em altura e profundidade) é revestido com couro. As versões topo de linha, Allure e GT, vêm com controle automático de climatização digital. Tem espelhos de cortesia para motorista e passageiro. E, para justificar a esportividade dos modelos GT, o hatch vem com spoiler na tampa traseira.
Sob o capô dianteiro, em síntese, nada de novidades. O 208 continua com duas opções de motores. Tem, a princípio, o 1.0 aspirado, combinado com câmbio manual de cinco marchas e 75 cv de potência máxima. Por fim, há o 1.0 turbo (que atende pelo nome Turbo 200) com potência de 120 cv e 20,9 mkgf. Neste último, apenas câmbio automático de sete marchas. Tem três modos de condução e opção de trocas sequenciais por meio da alavanca ou das aletas atrás do volante.
O modelo, tem até seis cores para a carroceria. Na paleta, dois tons de branco (convencional e perolado), além de preto, azul e cinza. O sexto tom é o exclusivo Cinza Selenium (o mesmo do 2008), que pode tingir apenas a opção Style. Já o azul, vem só nas opções mais baratas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!