Seguindo a trilha dos compactos 208 e 2008, o novo Peugeot 308 ganha sua versão puramente elétrica. O médio da marca francesa vai oferecer, na Europa, a opção alimentada por baterias nas carrocerias hatch e station wagon (SW) a partir do segundo semestre de 2023. Para o Brasil, portanto, mesmo com a recente inclusão de registros no INPI, não há previsão de chegada. Estimativa de preços no Velho Continente também ficaram de fora do anúncio.
Um dos destaques do Peugeot e-308 é a nova geração da bateria, que tem capacidade para 54 kWh. O sistema NMC811 é composto por 80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto. Assim, seu maior armazenamento beneficia também a autonomia, que chega a 400 km quando totalmente carregada. Em carregadores com potência máxima de 100 kW, por exemplo, a carga da bateria passa de 20% para 80% em apenas 25 minutos, informa a Peugeot.
Ainda no conjunto eletromecânico do 308, cabe destacar que ele tem motor elétrico de 115 kW, ou seja, potência equivalente a 156 cv. Para comparação, no 208 e-GT (foto abaixo) são 100 kW (136 cv) e autonomia de 340 km. O torque, por sua vez, alcança 26,5 mkgf em ambos os modelos.
Com a otimização do conjunto motor/bateria, o Peugeot 308 elétrico conseguiu até um recorde. De acordo com a marca, a princípio, faz 12,7 kWh/100 km, um feito e tanto para o segmento. Vale explicar que o peso menor, os pneus mais econômicos e a aerodinâmica melhorada da carroceria contribuíram para tal número. Mérito, também, do modo de condução Eco que ajuda na regeneração de energia. Há ainda os modos Normal e Sport.
O que vem?
Feito com base na plataforma EMP2 – a mesma do sexta geração do Opel Astra, por exemplo -, o Peugeot e-308 tem faróis de LEDs Matrix adaptativos e novas rodas de liga de alumínio de 18″ como destaques visuais. Em termos de tecnologia, uma das inovações vêm do aplicativo MyPeugeot. Por meio dele, dá para agendar carga remota, por exemplo, ou acionar o ar-condicionado e dar a partida no motor à distância.
Da porta para dentro, todavia, nada de muita novidade em relação às versões a combustão e híbridas. A ergonomia é garantida pelo pequeno volante (aquecido) posicionado abaixo do quadro de instrumentos (digital em 3D). Já a tela central tem 10″ tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, entre outras funcionalidades.
Por fim, tanto o hatch quanto a perua SW contam com controle de velocidade adaptativo e outras soluções semiautônomas, bem como câmbio acionado por botões. A dupla vem nos acabamentos Allure e GT, com apelo esportivo.