Depois do 3008, em meados do ano, chegou a vez de a Peugeot registar o SUV de sete lugares 5008 no Brasil. As patentes foram publicadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Isso, cabe lembrar, não é garantia de comercialização local. Afinal, a ação é uma prática comum das montadoras para evitar o risco de plágio, sobretudo, dos desenhos industriais.
No entanto, como a Peugeot quer investir apenas em SUVs por aqui, certamente deve trazer os modelos ao País. Ou, ao menos, um dos dois. Afinal, enquanto o 3008 brigaria com SUVs médios, como o próprio primo Jeep Compass, o 5008 rivalizaria com Volkswagen Tiguan e Jeep Commander, por exemplo.
Construído sobre a plataforma STLA Medium, da Stellantis – que baseará a futura geração do Jeep Compass -, o 5008, esteticamente, tem o mesmo visual do modelo europeu de terceira geração, lançado em março. Grade degradê e os três filetes de LEDs que avançam pelo para-choque dianteiro, simulando garras de um leão, são destaques. Atrás, como nos irmãos 208 e 2008, por exemplo, tem barra preta entre as lanternas.
O modelo, em síntese, nada mais é que um 3008 esticado. Em medidas, vem com 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,90 m. O porta-malas tem, no total, 258 litros. Com cinco lugares, a capacidade sobe para 747 litros e, só com os dois bancos dianteiros, o espaço chega a 1.812 litros.
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Por dentro, como os demais modelos da marca, o 5008 mantém o conceito i-Cockpit. Tem tela curva de 21″ sobre o painel, que engloba quadro de instrumentos e central multimídia. Ademais, conta com luz ambiente selecionável, carregador de celular por indução, teto panorâmico e faróis com iluminação de LEDs. Na versão GT (topo de linha), pintura bicolor com teto preto, rodas de 20″, bancos com revestimento de Alcantara e aquecimento, bem como controle de cruzeiro adaptativo vêm de série.
Debaixo do capô, o modelo conta com opções híbridas e elétricas. Mas a marca ainda não bateu o martelo, oficialmente, sobre o que pode vir para cá. Seja como for, no Velho Continente, a versão de entrada tem motor 1.2 turbo a gasolina, com três cilindros e 136 cv, que trabalha em conjunto com uma unidade de 48V. Na opção híbrida plug-in, um motor a combustão de 150 cv se une a um elétrico de 123 cv. Potência total: 195 cv. Já o elétrico e-5008 pode ter motor único de tração dianteira (210 cv ou 228 cv) e motor duplo (tração integral) com potência de 318 cv.
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