Você está lendo...
Novo Peugeot 508 híbrido plug-in tem 360 cv e faz mais de 83 km/l
Mercado

Novo Peugeot 508 híbrido plug-in tem 360 cv e faz mais de 83 km/l

Linha 2023 do Peugeot 508 estreia na Europa nas carrocerias sedã e perua com novo visual e versões a gasolina, a diesel e híbrido plug-in

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

28 de fev, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot 508 2023
Crédito:Divulgação / Peugeot

A Peugeot lançou os novos 508 sedã e 508 SW (perua) na Europa com estilo atualizado, grade tridimensional e faróis de LEDs matriciais. A dupla de topo de gama da marca francesa não terá o novo conjunto híbrido leve da PSA, que estreou recentemente nos novos 3008 e 5008, SUVs que virão em breve ao Brasil. Entretanto, a linha 2023 estreia um novo estilo para os carros da marca do leão, e traz o sistema híbrido plug-in com bateria recarregável.

Segundo a Peugeot, os modelos serão fabricados em Mulhouse (França), mas os preços não foram divulgados. O 508 ocupa o topo da gama da marca na Europa, onde chega às lojas em junho. No Brasil, por ora, a nova linha tem pouca chance de chegar ao Brasil. Isso porque aqui a marca vai priorizar modelos menores, como o hatch 208) e o SUV 2008. Mas o 508 já foi vendido no País na última década e pode ser uma opção para mostrar a tecnologia híbrida.



Visual está mais arrojado e esportivo

Com porte médio-grande, o novo Peugeot 508 tem comprimento de 4,75 metros, enquanto a perua mede 4,79 m. Entre-eixos é de 2,79 m em ambos os modelos, assim como a largura, com 1,86 m. No visual, tanto o sedã quanto a perua trazem faróis mais finos com projetores de LEDs matriciais, além de luzes dinâmica e os LEDs diurnos (DRL) em forma de garra. Assim, o conjunto óptico ladeia a nova grade com diversas protuberâncias, que dão efeito tridimensional à peça, e parecem escorrer ao emblema do leão da Peugeot.

Publicidade


Ainda assim, o sedã tem visual próximo aos modelos da sueca Volvo, com terceiro volume mais curto, terceira coluna inclinada e para-choque mais protuberante. Por exemplo, as lanternas usam três LEDs que atravessam a tampa do porta-malas e se unem à régua central (com o nome da Peugeot). Assim, formam uma peça única trapezoidal.

Já a perua Peugeot 508 SW transmite ainda mais esportividade com o vigia traseiro inclinado e o difusor pintado de preto. Há ainda um novo modelo de roda de liga leve de 18 polegadas (Epherra), com acabamento diamantado e esportivo.

Peugeot 508 SW 2023
Peugeot 508 SW 2023 (Divulgação/Peugeot)

Interior atualizado

Em termos de acabamento, o novo Peugeot 508 traz as versões Allure, GT e PSE (Peugeot Sport Engineered). Entre as novidades, o modelo troca a alavanca do câmbio por teclas e amplia a sensação de modernidade e espaço útil na cabine.

Da mesma forma, as telas do quadro de instrumentos (com 12″) e do multimídia (10″) rodam um novo sistema operacional que recebe atualizações, tal como smartphones e notebook, bem como reconhece comandos de voz.

Peugeot 508 2023
Peugeot 508 2023 (Divulgação/Peugeot)

Motores rendem de 130 cv a 360 cv

Na mecânica, a base da gama traz o motor 1.2 a gasolina de 3 cilindros e 130 cavalos. Trata-se da mesma potência do motor 1.5 turbodiesel. O câmbio é automático de oito marchas. Além destes dois motores, há três versões híbridas do tipo plug-in. Duas deles têm tração dianteira, com o 1.2 a gasolina combinado a outro motor elétrico de 110 cv. Este conjunto gera 180 cv ou 225 cv.

Por fim, há a configuração 508 PSE com tempero esportivo e tração integral. Esta alia motor 1.6 a gasolina de 200 cv com um elétrico de 110 cv instalado no eixo dianteiro, e traz ainda um segundo motor elétrico de 113 cv no eixo traseiro. A potência combinada alcança 360 cv.

Peugeot 508 SW 2023
Versão PSE, híbrida plug-in e esportiva, tem tração integral e tempo de recarga de até 3h
(Divulgação/Peugeot)

Nada de híbrido leve no novo Peugeot 508

De acordo com a ficha técnica, as versões híbridas usam bateria de íons de lítio de 12,4 kWh, com carregador integrado de 3,7 kW para recarrega em cerca de 3 horas. Além disso, há carregador de 7,4 kW opcional, que pode reduzir o tempo de carregamento para cerca de 1h40.

Mas a Peugeot descartou o novo conjunto híbrido leve com motor 1.2 turbo, que estreou nos novos 3008 e 5008. Por exemplo, nos SUVs o motor e a bateria elétricos rendem até 28 cv extras. Dessa forma, sobem a potência geral para 136 cv e reduzem o consumo em 15%. Aliás, este é o sistema híbrido que a Peugeot vai lançar no Brasil em versão flex até 2024. O primeiro híbrido leve flex da marca deverá ser a nova geração do SUV compacto 2008.

AVALIAMOS O CITROEN E-JUMPY, FURGÃO ELÉTRICO PARA ENTREGAS URBANAS

Deixe sua opinião