A Porsche Brasil apresentou os detalhes da nova geração do 911 GTS. Depois do Porsche 911 GT3 com preparação baseada nas pistas, é a vez da variante mais esportiva do cupê que é, literalmente, símbolo da marca alemã e tem valor na casa de R$ 1 milhão.
O novo Porsche 911 GTS é feito na atual plataforma 992 e traz mudanças leves de visual, conectividade atualizada e motor boxer de seis cilindros mais forte. Só que o Brasil fica sem opção de câmbio câmbio manual de sete velocidades. A Porsche do Brasil não homologa a transmissão.
Por isso, só o câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas PDK, que inclui borboletas atrás do volante e ficou 3 décimos de segundo mais rápido nas trocas de marcha. Assim, os valores básicos da nova linha 911 GTS são os seguintes:
- Coupe: R$ 919 mil
- Cabriolet: R$ 969 mil
- 4 GTS Coupe: R$ 959 mil
- 4 GTS Cabriolet: R$ 1.009.000
- Targa 4 GTS – R$ 1.009.000
O céu é o limite para valores do 911 GTS
Os valores de base incluem cores básicas e metálicas para a carroceria. Mas o 911 GTS permite personalização com cores especiais (R$ 18.071) ou ainda cores customizadas (R$ 58.648). Além da cor, há uma miríade de opcionais de estilo, funcionalidade, esportividade, assistência ao condutor e sistema de entretenimento.
Assim, o Jornal do Carro simulou uma configuração a partir do 911 Carrera GTS Coupe incluindo todos os opcionais possíveis e chegou a um total extra de R$ 458.372. Assim, esse Porsche 911 GTS Coupe “completão” chegou a R$ 1.377.372.
Motorização
O novo Porsche 911 GTS traz o clássico boxer de seis litros com turbo compressor reforçado para chegar aos 480 cv. Assim, a potência tem 20 cv a mais do que no atual 911 Carrera S e no GTS anterior.
Sendo assim, o torque máximo também subiu: são 58,12 mkgf, ganho de 2 mkgf. Mas a Porsche revela o zero a 100 km/h apenas para o 911 Carrera 4 GTS Coupé, que tem tração integral.
Neste caso, a prova de aceleração leva 3,3 segundos.
Reforços do novo 911 GTS
Também são novidade para o 911 GTS o pacote de redução de peso Lightweight Design (Construção Leve). Neste caso, o 911 GTS perde o banco traseiro, usa plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) extensivamente, vidro mais leve para as janelas laterais e traseiras, bem como bateria mais leve para ter 25 quilos a menos.
Além disso, o visual esportivo recebe elementos em preto (que pode ser fosco, brilhante ou de alto brilho) na carroceria e áreas escurecidas para faróis, lanternas e outras áreas. Da mesma forma, cor preta também domina o interior, seja no revestimento de microfibra , seja com detalhes de fibra de carbono.
A Suspensão Ativa Porsche (PASM) é de série no GTS Coupé e Cabriolet, junto ao chassi esportivo 10 milímetros mais baixo. Assim, as rodas de liga leve com fixação central são de 20 polegadas (dianteira) e 21 polegadas (traseira), na cor preta. Por fim, a nova central Porsche Communication Management (PCM) ganha conexão com ambiente Android Auto, além do Apple Carplay.