A nova geração do Renault Duster não teve um bom desempenho no programa de avaliação automotiva European New Car Assessment Program (Euro NCAP). Isso porque o teste europeu que mede a segurança automotiva concedeu nota final de 3 estrelas para o modelo. Aliás, o novo modelo já estreou na Europa e, inclusive, com uma opção híbrida.
De acordo com o relatório do Euro NCAP, na avaliação de segurança o Duster atingiu o percentual de 70% na proteção de adultos no interior do veículo, 84% na proteção de crianças e 57% nos sistemas de assistência de segurança. Além disso, em relação à segurança de pessoas nas ruas/pistas, o resultado foi de 60%. Desta forma, cabe destacar que no teste de colisão frontal, o SUV compacto falhou na proteção da parte frontal do motorista.
Entretanto, o teste constatou que o Duster ofereceu níveis bons de proteção na maioria dos casos no caso colisão com ciclistas e pedestres. Outros modelos também foram avaliados pelo programa, entre eles, o Suzuki Swift, que também recebeu a nota de 3 estrelas. Já o Mercedes-Benz Classe E e BMW X2, por exemplo, conquistaram a nota máxima no teste, que é de 5 estrelas.
Renault Bigster deve chegar em breve e será Duster maior
O Jornal do Carro já antecipou que o Renault Bigster será um veículo de 7 lugares. Desta forma, há promessas de que o SUV chegue ainda neste ano. Contudo, é possível também que esses planos mudem, já que esta não seria a primeira vez. A estreia do modelo, inclusive, estava prevista para 2023.
De acordo com as projeções, para se diferenciar do Duster, o irmão maior terá pequenos detalhes no para-choque dianteiro. Entretanto, a principal diferença visual é a traseira mais avantajada. O balanço traseiro é maior, afinal, ao contrário do SUV compacto, o irmão maior tem três fileiras de assentos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!