A Renault está com a agenda cheia de novidades até a metade de 2022. Tal como anunciou o CEO Luca de Meo em janeiro, a marca francesa vai atualizar todo o seu line up nacional. O primeiro a chegar será o SUV Captur, que estreia neste meio de ano com o novo motor 1.3 TCe turbo flexível. E para o 2º semestre, a marca trabalha na reestilização do Kwid.
O hatch de entrada estreou no Brasil em agosto de 2017 e está prestes a completar quatro anos de mercado. Assim, a Renault naturalmente trabalha na sua atualização. A novidade é que o Kwid terá as mesmas mudanças de estilo que foram feitas na Índia em 2019. Ou seja, a dianteira terá os faróis divididos em dois nichos, com as luzes diurnas no alto, como na Fiat Toro.
Design indiano
Como quase toda reestlização, as alterações estéticas serão leves, sem mudar tanto o estilo atual de pequeno utilitário. A Renault vai modificar a grade, que terá o estilo mais recente da marca e ficará unida aos faróis superiores. Estes deverão ganhar luzes diurnas de LEDs. Já o conjunto ótico principal ficará mais embaixo, junto às luzes de neblina.
Atrás, as lanternas deverão manter as formas atuais, mas ganharão novo arranjo de luzes, com contornos de LEDs. Assim como na frente, o para-choques terá elementos verticais, contribuindo para dar essa impressão de maior altura. Da mesma maneira, o modelo deverá manter a versão aventureira Outsider, que foi flagrada em testes pela Quatro Rodas.
Cabine mais caprichada
Por dentro, o novo Renault Kwid não deve mudar muito, mas terá toques interessantes, como um novo volante, bem como materiais mais caprichados de acabamento. Também é esperado que o hatch traga uma nova multimídia, com maior conectividade e melhor resolução, além de conteúdos importantes, como controle eletrônico de estabilidade.
Motor 1.0 mais potente
Há ainda uma mudança importante prevista na mecânica. Segundo a revista Quatro Rodas, o novo Kwid virá com a versão “High Spec” do motor 1.0 SCe flexível de três cilindros. No caso, o mesmo 1.0 flex já disponível na dupla Logan e Sandero, com até 82 cv de potência e 10,5 mkgf de torque. É um pouco mais do que os atuais 70 cv e 9,8 mkgf de torque.
Para subir de desempenho, o motor 1.0 SCe, portanto, adotará recursos ausentes na versão “Low Spec“. Ou seja, adotará duplo comando variável de válvulas e bomba de óleo variável. A Renault também vai recalibrar o câmbio manual de cinco marchas. Dessa forma, deixará o Kwid preparado para as novas regras de emissões do Proconve L7, previstas para 2022.