Há menos de um mês, a Honda revelou, nos Estados Unidos, um novo HR-V. Diferente do modelo europeu, que estreia no Brasil agora em agosto, o novo utilitário é baseado na plataforma da 11ª geração do Civic. Para além do visual dianteiro, também parecido com o modelo – tanto sedã quanto hatch -, agora surgem informações sobre a mecânica.
Um documento da agência de controle do ar da Califórnia, nos EUA, confirma que o SUV terá o mesmo motor 2.0 a gasolina. De acordo com o banco de dados do órgão, além de ser alimentado por um motor maior (o HR-V anterior tinha propulsor 1.8 quatro cilindros de 141 cv), o HR-V dos norte-americanos terá opções de tração dianteira ou integral.
Entretanto, os dados da agência ambiental não revelam dados sobre potência. Mas, como o SUV terá a mesma plataforma do Civic, acredita-se que os números sejam iguais. Portanto, espera-se que o quatro cilindros do SUV entregue 158 cv e 19,1 mkgf de torque. Isso, a princípio, equivale a um aumento de 12% na potência e 8,5% a mais no torque na comparação ao atual HR-V. A transmissão também deve seguir a do sedã: automática CVT.
Mesmo com o visual revelado, não houve qualquer outra informação divulgada pela marca até o momento sobre o HR-V norte-americano de segunda geração. Acredita-se, todavia, que a sua revelação aconteça ainda neste ano, já como linha 2023. Porém, no Brasil, este novo Honda HR-V chegará com outro nome para complementar a gama de SUVs da marca. O lançamento deve ficar para o ano que vem. A fabricante, contudo, não revela a estratégia.
Rival do Corolla Cross?
A Honda também não confirmou as dimensões do novato. Mas espera-se que o novo HR-V seja um pouco maior que o europeu tanto em altura, quanto em largura e comprimento. Se tiver a mesma distância entre-eixos do sedã, o número ficará em 2,73 metros. Informações apontam que haverá outras alterações no modelo. Dentre elas, nova suspensão traseira independente, por exemplo. Afinal, a própria Honda diz que o SUV ficou mais dinâmico com os novos ajustes. Isso tudo leva a crer que o utilitário vai brigar diretamente com o Toyota Corolla Cross.
Visual diferenciado
Este HR-V apresentado nos EUA muda bastante em comparação com o modelo à veda na Europa, Japão e que virá ao Brasil em breve. O destaque vai para o capô arredondado e a grade dianteira com desenhos tridimensionais em formato colmeia. Laterais e traseira, por fim, também vêm completamente diferentes do HR-V global.
Inclusive, o novato é bem mais tradicional. Tem janela na coluna C, maçanetas traseiras em posição convencional (não mais embutidas nas colunas) e, assim, aposta em lanternas bastante parecidas com as do modelo vendido em solo nacional atualmente.