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Honda Civic hatch estreia na versão híbrida; seria boa aposta no Brasil?
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Honda Civic hatch estreia na versão híbrida; seria boa aposta no Brasil?

Hatch médio da Honda tem sistema híbrido plug-in com dois motores elétricos e um 2.0 a gasolina; versão e:HEV produz 184 cv e supera 20 km/l

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de mar, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Honda
Honda Civic hatchback tem aparência de cupê, com caída de teto acentuada na parte traseira
Crédito:Honda/Divulgação

Após a confirmação da Toyota de que vai vender no Brasil a versão hatch do Corolla (foto abaixo), a Honda ataca com o Civic Hatchback na Europa. Mas, seria ele uma boa opção para o mercado daqui? Talvez. Afinal, sabe-se que o público brasileiro abraçou os SUVs. Além disso, os hatches médios estão sumindo (só restou o Chevrolet Sport6). No entanto, a batalha das eternas rivais pelo mesmo cliente pode ser interessante por aqui.

Toyota/Divulgação

Na Europa, a Honda começa a vender a 11ª geração do Civic. Entretanto, o hatch se destaca pelo uso do sistema híbrido e:HEV. Ele é do tipo plug-in hybrid e conta com a ajuda de dois motores elétricos. Eles se combinam ao motor 2.0 a gasolina, bem como à bateria de 72 células. Dessa forma, geram 184 cv de potência combinada e 32,1 mkgf de torque total.

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Honda
Honda/Divulgação

A mecânica mais limpa permite ao Civic emitir menos de 110 g/km de CO2 e fazer até 20 km com apenas um litro de gasolina. Cabe ressaltar que, assim como o Accord à venda no Brasil, o sistema e:HEV é capaz de alternar entre modos elétrico, híbrido e a combustão. Isso de forma automática, ou seja, sem a intervenção do motorista. Há quatro modos de condução do Civic e:HEV. São eles: Eco, Normal, Sport e Individual.

Honda/Divulgação

Por fora e por dentro

Esteticamente, a versão hatch difere do sedã sobretudo por detalhes como teto e colunas. Fica, em síntese, mais parecido com um cupê. Da porta para dentro, o Civic tem tela central de 9 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,2″ e sistema de áudio premium da Bose com 12 alto-falantes. Na segurança, tem o Honda Sensing com assistência de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, entre outras funções.



Na Europa, o novo Honda Civic e:HEV estará à venda somente no último trimestre. Para o Brasil, o hatch não tem confirmação da marca. Entretanto, a japonesa já confirmou que vai lançar a nova geração do sedã no fim deste ano. O novo Civic vai desembarcar importado no último trimestre – quase um ano após o fim da produção do modelo no Brasil. Inclusive, na Ásia, o Civic sedã está em testes na versão híbrida, que virá para cá.


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