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Novo SUV da Xiaomi já está em testes na China; veja flagra
Segredos

Novo SUV da Xiaomi já está em testes na China; veja flagra

Xiaomi estreou seu primeiro sedã elétrico, o SU7, no primeiro semestre deste ano; agora, a marca prepara o lançamento de um SUV

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

29 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Xiaomi MX11
Novo SUV da Xiaomi foi flagrado em testes na China; modelo lembra a Ferrari Purosangue
Crédito:CarNewsChina/Reprodução

Após a estreia histórica do seu primeiro carro, o sedã elétrico SU7, a Xiaomi prepara agora o lançamento do seu primeiro SUV. O MX11, como está sendo chamado pela marca, apareceu em testes na China durante um flagra feito pelo site CarNewsChina. De acordo com o site chinês, o modelo estreará no mercado apenas no próximo ano.



Apesar da camuflagem, o SUV lembra bastante a Ferrari Purosangue, principalmente na parte lateral e no tamanho. Mesmo assim, a parte dianteira parece ser similar ao do sedã SU7, bem como outros detalhes visuais do novo veículo. O Xiaomi SU7, por exemplo, teve como inspirações modelos da Porsche e da McLaren.

Xiaomi MX11
CarNewsChina/Reprodução
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Ainda não há muitos detalhes sobre o MX11, contudo, rumores apontam que a marca já trabalha no lançamento de um terceiro veículo. Aliás, este deve chegar em 2026 com um preço mais acessível, em torno de 150.000 yuans (cerca de R$ 115.000 na conversão direta).

Xiaomi SU7 tem autonomia de até 800 km

Tal como o Jornal do Carro antecipou, o primeiro sedã elétrico da Xiaomi estreou este ano com mais de 88 mil pedidos na China. A marca, famosa por atuar no ramo da tecnologia, lançou o modelo com preço competitivo de 215.900 yuans (cerca de R$ 166 mil na conversão direta). Disponível em três versões de acabamento, o SU7 tem autonomia de até 800 km no modelo topo de linha.

Xiaomi SU7 Salão de Pequim
Thais Villaça/Estadão
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A princípio, o sedã tem bateria de 101 kWh e dois motores elétricos que geram 663 cavalos combinados e 85,4 mkgf. Na aceleração de 0 a 100 km/h, o modelo faz 2,78 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 265 km/h. Aliás, o sedã tem quase 5 metros de comprimento. Outro detalhe que chama atenção no SU7 é o futurismo: são 15 radares, 11 câmeras e raio laser para ajudar na estrada. Além disso, a condução autônoma é comanda por esses sistemas, que geram um mapa 3D ao redor do carro, com precisão de 10 cm.

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Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.