Durante o anúncio do novo Land Cruiser Prado 250, a Toyota apresentou dois novos SUVs. Um deles apareceu durante o Japan Mobility Show em outubro do ano passado, sob a forma de um conceito: o Land Cruiser Se, com três fileiras de assentos. A marca anunciou que fará um SUV de três fileiras de bancos em Kentucky, nos Estados Unidos, aumentando as suspeitas do conceito tornar-se realidade.
Contudo, apenas o tempo dirá se a montadora japonesa cogita aumentar a linha Land Cruiser com uma adição elétrica. Mas, considerando os investimentos na casa dos bilhões feitos em elétricos e baterias, seria seguro pensar desta forma. A Toyota prometeu US$ 1,3 bilhão à fábrica americana, que produz os modelos RAV4 Hybrid e Camry, bem como os Lexus ES 350 e ES 300h.

Localizada em Georgetown, a fábrica emprega atualmente cerca de 9 mil funcionários, mas dados extra-oficiais indicam números ainda maiores. A planta consegue produzir 550 mil veículos por ano, além de mais de 600 mil motores. Mas de volta ao modelo. A montadora ainda não divulgou dados sobre o futuro SUV, mas é sabido que o Land Cruiser Se pode acomodar sete pessoas.
Dados técnicos de SUV elétrico da Toyota ainda não apareceram

O conceito mede 5,15 metros de comprimento, e um entre-eixos de 3,05 metros. Com tais números, o futuro modelo é mais espaçoso do que o atual Land Cruiser Prado 250, vendido no mercado americano apenas como Land Cruiser. O modelo é movido por um motor quatro cilindros turbo com tecnologia hibrida, com comprimento de 4,92 metros, e entre-eixos de 2,85 metros.
Mais longo que o Grand Highlander, o conceito Land Cruiser Se seria um verdadeiro Land Cruiser, porém sem a tração nas quatro rodas. Se tratando de um elétrico, é seguro pensar em uma configuração com motor duplo (em cada eixo), mesmo que a Toyota nunca tenha confirmado a produção do SUV.
Além da Toyota, outra marca que muda lentamente para veículos elétricos é a também japonesa Subaru. Atualmente, seu único elétrico é o SUV Solterra, curiosamente um Toyota bZ4X rebatizado. A montadora deseja ampliar sua linha de elétricos no mercado americano, e produzirá um SUV familiar de três fileiras de bancos, na mesma fábrica da Toyota nos EUA.
O Jornal do Carro também está no Instagram!