Você está lendo...
Novo SUV Fiat Fastback surge em fotos oficiais e estreia em outubro
Mercado

Novo SUV Fiat Fastback surge em fotos oficiais e estreia em outubro

Fiat revela novo SUV Fastback que será feito em Betim (MG) sobre a mesma base modular do Pulse; utilitário terá estilo cupê e preço de T-Cross

Diogo de Oliveira

03 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Fastback brasil
Fiat Fastback tem dianteira do Pulse e traseira mais sofisticada com estilo inspirado nos cupês
Crédito:Fiat/Divulgação

A Fiat encerrou o mistério em torno do seu novo SUV nacional, e divulgou as primeiras imagens de frente e de traseira do Fastback. Com previsão de lançamento em outubro, o novo utilitário terá a mesma base modular MLA do Pulse, porém, será um tanto mais comprido, tal como mostram as fotos. A dianteira dos dois SUVs é quase igual, exceto pelas duas entradas de ar verticais que ficam nas laterais do para-choques – e são funcionais, segundo a marca italiana.

Em relação ao estilo, o Fiat Fastback é marcado principalmente pelo estilo cupê na traseira, com o teto que se prolonga até a dobra da tampa do porta-malas. Esse caimento em arco dá ao novo SUV linhas mais esportivas e elegantes. Inclusive, se parece o Pulse de frente, o utilitário tem visual próprio atrás, com balanço razoavelmente maior, bem como lanternas estreitas de LEDs, que ficam em posição elevada e realçam a robustez o porte mais robusto.

Fiat Fastback
Fiat/Divulgação

Publicidade


O desenho final, portanto, está mais para o Pulse que para a Toro. A picape serviu de base para o conceito homônimo revelado ainda em 2018, no último Salão do Automóvel. Por ora, a marca italiana não mostra imagens do interior. Entretanto, alguns detalhes foram antecipados em março nos flagras publicados no Jornal do Carro. O Fastback terá mais requinte que o Pulse, como acabamento em black piano e freio de estacionamento eletrônico, por exemplo.

Mas o Fastback também terá muito do Pulse, como é o caso do painel com duas telas – uma do quadro de instrumentos, com 7″, e outra da central multimídia, com 10,1″. Além disso, terá Android Auto e Apple Carplay com espelhamento sem fio e conexão própria de internet. O SUV-cupê também virá forte na segurança. Ele terá assistentes semiautônomos de condução, como frenagem automática de emergência com detector de pedestres e ciclistas, e assistente de permanência em faixa com correção do volante. Por fim, terá faróis Full LEDs ajuste automático e controle de tração (TC+).

Fiat Fastback
@fca_fan_brazil/Reprodução

Só motores turbo

Na mecânica, o Fastback terá apenas motores turbo flex. As versões de entrada usarão o 1.0 de três cilindros e injeção direta que é hoje o mais potente da cilindrada, com até 130 cv. Já o torque máximo atinge 20,4 mkgf a 1.750 rpm. O câmbio será sempre automático CVT com 7 marchas virtuais. E tem modo Sport, como no irmão Pulse.

Já as versões mais caras terão o motor 1.3 turbo flex, o mesmo já disponível na Fiat Toro e nos SUVs da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Com potência de 185 cv e torque de 27,5 mkgf, esse motor atua em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. Tudo indica que este será o conjunto mecânico, afinal, já cumpre o Proconve L7.



Rival para Creta e T-Cross

Ao contrário do que se pensava de início, o Fiat Fastback não vem para concorrer diretamente com o Volkswagen Nivus. O novo SUV – que tem porte maior – vai disputar o mercado com SUVs compactos maiores, como Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. A meta é torná-lo “um dos protagonistas no reposicionamento da marca no mercado”, conforme aponta a Fiat. Ou seja, o utilitário com visual de cupê terá preços acima do Pulse, possivelmente a partir de R$ 120 mil. Assim, terá valores muito próximos aos do Jeep Renegade.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião