Após a confirmação do nome Fastback, em junho, a Fiat mostra a silhueta do seu novo SUV compacto que tem estreia prevista para outubro. A imagem mostra a lateral do utilitário, que terá estilo de cupê na traseira, com o teto inclinado. Por ora, a montadora italiana diz apenas que o Fastback “conta com uma silhueta alongada, capô maior e traseira levemente levantada próxima ao porta-malas, além das lanternas e faróis que invadem as laterais”.
O modelo projetado pelo centro de estilo da América do Sul será feito em Betim (MG) sobre a plataforma MLA. Trata-se, portanto, da mesma arquitetura do Fiat Pulse. Os dois SUVs inclusive serão semelhantes por dentro, mas o Fastback terá mais recursos, como acabamento em black piano e freio de estacionamento eletrônico por botão, por exemplo. Os detalhes, entretanto, surgiram em março por meio do flagra do painel do Fastback (veja abaixo).
Continua depois do anúncioO flagrante entregou que o Fastback terá muito do Pulse, com soluções como duas telas no painel (quadro de instrumentos com 7″ e multimídia com 10,1″), bem como Android Auto e Apple Carplay sem fio e conexão própria de internet.
O Fastback também virá moderno na segurança. Ou seja, terá assistentes semiautônomos de condução, como frenagem automática de emergência com detector de pedestres e ciclistas, e assistente de permanência em faixa com correção do volante. Por fim, ajuste automático dos faróis Full LEDs e controle de tração TC+ completarão a lista.
Motores
Na mecânica, o Fastback terá apenas motores turbo flex. As versões de entrada usarão o 1.0 de três cilindros e injeção direta que é hoje o mais potente da cilindrada, com até 130 cv. Já o torque máximo atinge 20,4 mkgf a 1.750 rpm. O câmbio será sempre automático CVT com 7 marchas virtuais. E tem modo Sport, como no irmão Pulse.
Já as versões mais caras terão o motor 1.3 turbo flex, o mesmo já disponível na Fiat Toro e nos SUVs da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Com potência de 185 cv e torque de 27,5 mkgf, esse motor atua em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. Tudo indica que este será o conjunto mecânico, afinal, já cumpre o Proconve L7.
Leia Mais
Concorrência
Revelado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Fastback, ao contrário do que parece, não vem para concorrer com o Volkswagen Nivus. O modelo – que tem porte maior – deve disputar o mercado de SUVs compactos convencionais, como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e companhia. A meta é torná-lo “um dos protagonistas no reposicionamento da marca no mercado”, conforme aponta a Fiat. Se vai cair no gosto popular, só o futuro vai dizer.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!