A Suzuki vai revelar um novo SUV no próximo dia 20 de julho, na Índia, e ele se chamará Grand Vitara. Trata-se do “irmão gêmeo” do recém-lançado Toyota Hyryder, que acaba de estrear no mercado indiano tendo como principal rival o Hyundai Creta, líder dos SUVs por lá. Dessa forma, a quinta geração do SUV compacto virá para ser um dos modelos mais tecnológicos da marca no país asiático. Inclusive, o novo Grand Vitara – nome conhecido dos brasileiros – pode ser uma grande aposta por aqui. Afinal, a Suzuki confirmou a renovação da linha no Brasil com veículos eletrificados.
A pré-reserva do SUV já está disponível no site da Suzuki na Índia, mas os preços só devem ser anunciados em agosto, logo após a Toyota divulgar a tabela do Hyryder. Os dois utilitários usam a mesma plataforma Global C, que foi desenvolvida em conjunto pelas japonesas. Ou seja, o SUV da Suzuki poderá ter o conjunto híbrido da Toyota, já que será feito na mesma fábrica em Karnataka, na Índia. Assim como é esperado que tenha opção híbrida leve.
SUV tecnológico
Embora tenha as mesmas medidas do Toyota Hyryder, o Suzuki Grand Vitara vai se diferenciar no visual, sobretudo na dianteira. Já a traseira e as laterais serão similares as do irmão. O mesmo acontece no interior, com peças em comum.
Além disso, os SUVs devem compartilhar recursos e tecnologias. Como é o caso, por exemplo, do teto solar panorâmico e bancos e painel em couro, além de superfícies macias ao toque. No entanto, a nova geração do Grand Vitara promete vir tecnológica, com recursos avançados. Já em relação as dimensões, o SUV promete ser espaçoso, com 4,36 m de comprimento por 1,79 m de largura e 1,65 m de altura, e com 2,60 m de entre-eixos.
Eletrificado
Tal como contamos no Jornal do Carro, no exterior há uma versão híbrida do Grand Vitara com o motor 1.5 Dualjet aspirado de 115 cv de potência. Contudo, caso venha ao Brasil, a nova geração poderá ter um sistema Mild Hybrid (MHEV) com o motor 1.4 Boosterjet do novo S-Cross – também cotado para cá – e sistema híbrido leve de 48V. O modelo ainda pode contar com opção de tração integral e câmbios manual e automático. A ver.