Você está lendo...
Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha e marca terá híbridos no Brasil
Mercado

Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha e marca terá híbridos no Brasil

Sem dar detalhes, Suzuki confirma a renovação do seu portfólio no mercado brasileiro; nova geração do S-Cross pode ser o primeiro a chegar

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de jul, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Suzuki S-Cross
Nova geração do S-Cross estreou no final do ano na Europa e já era prevista para o Brasil
Crédito:Suzuki/Divulgação

Nos últimos dias, os modelos S-Cross e Vitara saíram silenciosamente do site oficial da Suzuki no Brasil. O motivo é que a marca japonesa, representada pela HPE Automotores no País, vai renovar a sua gama de modelos por aqui. A fabricante, inclusive, já admite essa renovação em comunicado, mas não informa quais modelos estão nos planos. O Jornal do Carro entrou em contato, mas a HPE não deu detalhes sobre o que vai acontecer nos próximos meses.

No posicionamento, a montadora declara apenas que “confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias. A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”. No entanto, embora não tenhamos spoilers, já é certo que um dos novos carros será a nova geração do S-Cross, que já está à venda na Europa e na Ásia.

Divulgação/Suzuki

Publicidade


O crossover passou por uma renovação recente e ganhou uma versão híbrida leve de 48 Volts com motor 1.4 Boosterjet de 127 cv de potência e 23,8 mkgf de torque. O compacto urbano passou por uma repaginação completa no visual e parece mais robusto, mesmo sem crescer de tamanho. Além disso, ele também ganhou novos recursos tecnológicos como, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e reconhecimento de placas de trânsito. Ou seja, a depender do valor, pode ser competitivo por aqui.



Novo SUV?

Além do S-Cross, um novo SUV será revelado na Índia no dia 20 de julho. Trata-se do irmão do Toyota Hyryder, que acaba de estrear no mercado indiano tendo como principal rival o Hyundai Creta, líder dos SUVs. Mas, voltando ao que interessa, de acordo com a Autocar India, esse novo SUV deverá se tornar o sucessor do Vitara. Ou, até mesmo, uma nova geração do modelo – que pode se chamar ”Grand Vitara”. E por já ter feito parte do portfólio brasileiro, pode ser uma grande aposta por aqui.

Toyota e Suzuki
Divulgação/Toyota

Assim como o Hyryder, o novo utilitário é um projeto desenvolvido em conjunto por parte da Suzuki e da Toyota. Portanto, ele terá como base a plataforma Global C da Suzuki, também desenvolvida durante a parceria. Por outro lado, ele deve receber o conjunto híbrido da Toyota, mas sem confirmações. No entanto, com base nisso, espera-se que o novo Vitara tenha opções de sistema híbrido completo e leve.

Lá fora, há uma variante híbrida com motor 1.5 Dualjet aspirado. Contudo, caso realmente venha ao Brasil eletrificado, deverá vir equipado com um sistema MHEV (Mild Hybrid) com o mesmo motor 1.4 Boosterjet do S-Cross, ligado a um sistema híbrido leve de 48V. O modelo ainda contará com uma opção de tração integral.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião