O novo Porsche Taycan Turbo GT é a mais recente novidade da marca, e chega à linha 2024 com uma grande diferença: rende até 1.108 cv de potência (815 kW). O modelo mais potente já produzido pela montadora alemã faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,2 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h, quando equipado com o pacote Weissach.
Tamanha potência destrona modelos como o 911 GT2 RS (992) e até mesmo o hipercarro híbrido 918 Spyder. Diferente de versões anteriores, o novo Taycan apresenta um spoiler dianteiro com lâminas aerodinâmicas, bem como rodas forjadas de 21 polegadas e saias laterais SportDesign, com partes em fibra de carbono.
Para melhor desempenho em pista, atrás vai um spoiler adaptativo, que permite uma força descendente de até 485 libras (aprox. 220 kg), por exemplo. Entretanto, a benesse faz parte apenas do pacote Weissach, e nos modelos normais há apenas um pequeno spoiler, do tipo bico de pato, por exemplo.
Por dentro, o modelo recebeu bancos esportivos ajustáveis em 18 posições e elementos exclusivos. Se o assunto é alívio de peso, o pacote esportivo não brinca em serviço, e elemina até os bancos traseiros. Ao invés disso, o proprietário recebe um pequeno espaço de armazenamento, feito em fibra de carbono, localizado atrás dos bancos da frente. Segundo a marca, isso significa uma economia de 71 kg de peso em relação ao Taycan Turbo, que pesa acima de 2.270 kg.
Novo Porsche Taycan se destaca pela maior potência
Mas o que realmente importa é a quantidade maior de potência. O Turbo GT usa novos inversores de pulso de 900 amperes, de maior capacidade (o Turbo S usa unidades de 600 amperes). Na potência, o Turbo S de base agora tem 774 cv, e o Turbo GT 789 cv.
Com o pacote Weissach, os números sobem para 1.033 cv no Turbo S, e incríveis 1.108 cv no Turbo GT. Um chamado “modo de ataque” libera 163 cv por 10 segundos, tal como um overboost.
O pacote esportivo também baixa em um milésimo o 0 a 100 km/h do Turbo GT, feito em 2,1 segundos, enquanto o Turbo S cumpre a tarefa em 2,23 segundos. Vale mencionar que tais números acontecem graças a dois motores elétricos, um em cada eixo, enquanto o normal do mercado são até três unidades.
Nos EUA, o Taycan Turbo GT 2025 já está disponível para encomenda, por US$ 230 mil, ou R$ 1.145.768, em conversão direta, sem contar taxas e fretes. As unidades novas chegam por lá no meio deste ano, e para o Brasil elas chegam no próximo ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram!